Desmond Child esteve por trás de hits como “I Was Made for Lovin’ You” e “Heaven’s on Fire”, lançadas pelo Kiss, e “Angel”, do Aerosmith. Outra banda com a qual o compositor estabeleceu uma parceria bem-sucedida nos anos 1980 foi o Bon Jovi.
Além do clássico “Livin’ on a Prayer”, o músico trabalhou junto aos integrantes em várias canções, incluindo “You Give Love a Bad Name”, também divulgada como single do álbum “Slippery When Wet” (1986). A criação ao redor da música guarda uma curiosa história a respeito do refrão, detalhada em recente entrevista ao canal Produce Like a Pro (via Music Radar).
Como Desmond contou, a ideia para “You Give Love a Bad Name”, veio, na verdade, de quando compôs para Bonnie Tyler. Jim Steinman, produtor que colaborou com a cantora no álbum “Secret Dreams and Forbidden Fire” (1986), o telefonou, com o intuito de encomendar uma composição bem específica para o disco em questão:
“Ele tinha ouvido uma música minha chamada ‘Lovers Again’. Era uma demo feita no piano e ele decidiu colocá-la no disco. Então ele me pediu para compor uma outra música, me dizendo: ‘componha uma música que tenha os versos no estilo de Tina Turner, uma ponte como The Police e o refrão como Bruce Springsteen. Você consegue? E mais uma coisa, tem que ter algo a ver com androgenia’. Foi tudo o que ele me disse.”
Diante do pedido, o compositor entregou “If You Were a Woman (And I Was a Man)”, incluída no projeto e promovida a single. Apesar do bom desempenho na Europa, Child sentiu que a divulgação da música ficou de escanteio nos Estados Unidos.
Por isso, com a confiança de que o refrão tinha potencial, Child decidiu “reaproveitá-lo” com o Bon Jovi.
“No primeiro dia em que conheci o Bon Jovi, eu tinha o título ‘You Give Love a Bad Name’ guardado. Jon tinha composto uma música chamada ‘Shot Through the Heart’, que ele tocou, e juntamos as duas coisas […]. Então eu disse: ‘olha, tem essa música que compus para Bonnie Tyler e eu realmente acho que ela tem um refrão de sucesso’. A música da Bonnie tinha uma melodia semelhante, era um pouco como Billie Jean ou Eurythmics. Eu disse: ‘Richie [Sambora], toca isso’, que virou o riff de guitarra da música, e ele respondeu: ‘não, cara, parece Michael Jackson, somos uma banda de rock’. Eu falei: ‘toque na guitarra e coloque peso’.”
Refrão novamente reaproveitado
De fato, “You Give Love a Bad Name” tornou-se uma música de enorme sucesso. Contudo, em 2020, a fórmula apareceu mais uma vez em uma nova criação – desta vez, no álbum de estreia de uma jovem cantora pop: Ava Max. Desmond Child explica:
“Ava Max e sua equipe de nove compositores criaram uma música chamada ‘Kings & Queens’ [do álbum ‘Heaven & Hell’]. Eles entraram em contato comigo e pediram para interpolar ‘You Give Love a Bad Name’ na música. Porque eles achavam que era a original. E eu disse: ‘Não, vocês têm que ouvir ‘If You Were A Woman and I Was a Man’. Essa é a música que foi interpolada em ‘Kings and Queens’. E meu nome está na música como co-compositor’.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.