“Livin’ on a Prayer”, a música que o Bon Jovi nunca achou que estouraria

Lançada em 1986, a música "Livin' on a Prayer" foi a responsável por dar enorme fama ao Bon Jovi. Porém, a canção nasceu em um dia de poucas ideias e ninguém imaginava que ela poderia se tornar um hit.

Lançada em 1986 como parte do álbum “Slippery When Wet“, a música “Livin’ on a Prayer” foi a responsável por fazer o Bon Jovi se tornar uma verdadeira potência de popularidade. Tornou-se um clássico de forma quase instantânea e segue como a canção de maior sucesso de uma banda que é especialista, justamente, em fazer hits.

Curiosamente, o processo de criação de “Livin’ on a Prayer” passou longe de ser ambicioso. Com autoria assinada pelo vocalista Jon Bon Jovi e pelo guitarrista Richie Sambora ao lado do compositor profissional Desmond Child, a faixa foi concebida de forma despretensiosa, em um dia de pouca inspiração.

- Advertisement -

Foi essa, ao menos, a visão compartilhada por Jon Bon Jovi em recente entrevista ao The Irish Times. O cantor admitiu que nunca esperava que a música faria tanto sucesso.

“Aquela música, Deus a abençoe, mas quem sabia que iria estourar? Nós não sabíamos, posso te garantir. Foi criada em um dia onde nenhum de nós tinha qualquer ideia. Estávamos apenas conversando, daí ela surgiu a partir disso. Fico feliz que meu nome esteja nela!”

Desmotivado com o resultado da composição, Jon Bon Jovi pensou em destinar “Livin’ on a Prayer” para algum lançamento mais específico, fora dos álbuns da banda. Richie Sambora foi o responsável por fazê-lo mudar de ideia.

“Lembro de sair da sala com Richie e falar: ‘eh, essa música é apenas ok, talvez devemos colocá-la em uma trilha sonora de um filme’. Richie olhou para mim e disse: ‘você é um idiota, essa música é muito boa’. Eu falei que não sabia para onde ela estava indo. Porém, ainda não tinha aquela linha de baixo da abertura, soava mais parecida com The Clash.”

A versão original de Livin’ on a Prayer

De fato, a produção de “Livin’ on a Prayer” fez a diferença. A versão inicial da música foi lançada como faixa oculta do box set “100,000,000 Bon Jovi Fans Can’t Be Wrong” e dá para ver, ali, que era necessário adotar uma nova abordagem de gravação.

Leia também:  Por que o Black Sabbath está mais satânico em “Headless Cross”

Além de ganhar novas viradas de bateria e efeito talk box na guitarra, a canção foi presenteada com uma linha de baixo lendária, gravada por Hugh McDonald, que nem sequer foi creditado. Na época, o responsável pelo instrumento na banda era Alec John Such – que, segundo vários relatos, não participava das gravações dos álbuns.

Ouça abaixo a versão original da música, a partir de 4min44seg:

Sucesso

No fim das contas, o sucesso da canção fez bem não apenas ao Bon Jovi, como, também, a várias pessoas em seu entorno. Ao ser perguntado se a música o fez comprar uma casa, Jon Bon Jovi apenas respondeu: “Ela comprou casas para várias pessoas”.

Leia também:  A diferença entre Robert Plant e Paul Rodgers, segundo Jimmy Page

Vale lembrar que “Livin’ on a Prayer” não foi a primeira música de trabalho de “Slippery When Wet”. A também icônica “You Give Love a Bad Name” foi lançada como single um mês antes do álbum sair e atingiu o primeiro lugar das paradas americanas, além de obter boa repercussão no Reino Unido, Canadá, Austrália e outros países.

Porém, as conquistas obtidas com “Livin’ on a Prayer” foram bem maiores. O single chegou novamente ao topo das paradas dos Estados Unidos, além do Canadá, e chegou ao top 5 de Austrália, Reino Unido, Irlanda, Suécia e Holanda. Em território americano, o compacto recebeu certificação de platina tripla.

* Foto da matéria: Mark Weiss / reprodução

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidades"Livin' on a Prayer", a música que o Bon Jovi nunca achou...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades