Joe Lynn Turner relembra quando ele e Yngwie Malmsteen “invadiram” a União Soviética

Dupla realizou 22 apresentações em Moscou e Leningrado; viagem gerou um álbum e vídeo ao vivo

Nos anos 1980 as poucas turnês de artistas ocidentais pelo “bloco soviético” eram verdadeiras aventuras. Que o diga o Iron Maiden, que em 1984 registrou o vídeo “Behind the Iron Curtain”, marcando esse momento da carreira.

Joe Lynn Turner fez o mesmo com Yngwie Malmsteen no final da década em questão. A dupla realizou 22 shows em estádios lotados da União Soviética, chegando a gravar o disco e vídeo ao vivo “Trial by Fire: Live in Leningrad” (1989).

- Advertisement -

Em entrevista ao site IgorMiranda.com.br, também disponível em vídeo, o cantor relembrou a excursão e o choque cultural sofrido.

“Essa também foi uma das experiências que mudaram a minha vida. Já estive nos quatro cantos do mundo, mas não havia lugar como a antiga União Soviética. Tocamos para mais de 20 mil pessoas por noite; onze datas em Moscou e onze em Leningrado [atual São Petersburgo]. Foi fantástico. E o choque cultural foi, uh… educativo. Eles chamam de educação tudo o que você aprende na escola; para mim, é mais doutrinação do que educação. A melhor educação é viajar. Ver pessoas diferentes, culturas diferentes. Partir o pão com os outros garante que você seja uma pessoa completa.”

Para o vocalista, a maior lição da experiência foi uma óbvia, porém nem sempre levada em consideração.

“Quando você fica em apenas um país, quanto você pode saber sobre o mundo? Muitas pessoas infelizmente não têm a oportunidade de viajar. Por ter, me sinto muito afortunado, e pessoas como eu são igualmente afortunadas. E te digo mais: as pessoas são todas iguais. Todas querem uma vida decente; talvez casar, ter filhos, uma casa, o que comer. Seus sonhos, decepções e esperanças são os mesmos. Quem nos segrega? Os governos. São eles que nos põem para lutar. Preto, branco, amarelo, verde; não importa. Somos todos iguais. Todos sangramos vermelho.”

Veja também:

Leia também:  Angus Young já disse que Malcolm era melhor que Eddie Van Halen

Joe Lynn Turner no leste europeu

Em anos recentes, Joe Lynn Turner fixou residência no leste europeu. Foi nomeado Embaixador Cultural da Bulgária em 2015. É defensor público das posições políticas do presidente russo Vladimir Putin – o que lhe causa uma série de polêmicas a cada vez que se manifesta para os fãs e imprensa de todo o mundo.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesJoe Lynn Turner relembra quando ele e Yngwie Malmsteen “invadiram” a União...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades