Steve Stevens, e não Steve Vai, seria o guitarrista de David Lee Roth

Músico não entrou para o projeto por conta de seu compromisso com a banda de Billy Idol

Em 1985, David Lee Roth abandonou o posto de vocalista do Van Halen para se dedicar à carreira solo, que rendeu um supergrupo formado por Steve Vai (guitarra), Billy Sheehan (baixo) e Gregg Bissonette (bateria). Na ocasião, Sheehan também foi o braço direito de Roth no início da nova etapa.

Em entrevista de 2020 ao Music Matters (via Ultimate Guitar), o baixista revelou como recebeu o convite para colaborar com o cantor. Na época, a tensão entre Diamond Dave e os irmãos Van Halen não era de conhecimento público, então as negociações para o novo projeto foram conduzidas debaixo dos panos.

“Recebi uma ligação informando que Dave queria falar comigo sobre estar em seu filme. E eu estava indo para Los Angeles para começar a turnê com Yngwie [Malmsteen, com o Talas, banda de abertura]. Tive um dia de folga, então me levaram para a casa de Dave. Ele disse que o filme era fachada, porque não queria que ninguém soubesse, e que havia saído do Van Halen. Daí, ele falou: ‘Que tal você e eu montarmos uma banda? Vamos encontrar um guitarrista e um baterista?’. Primeiro, eu pensei: ‘Não há banda… eu não deixaria o Talas para nenhuma outra banda que não fosse o Van Halen’. Mas cheguei à conclusão de que era quase a mesma coisa!”

- Advertisement -

O próximo passo para concretizar o projeto era encontrar músicos para a banda. De acordo com Billy, a fase de audições foi descartada inicialmente já que Roth tinha alguns nomes em mente. O principal era Steve Stevens, guitarrista de longa data de Billy Idol, que acabou sendo substituído por Steve Vai.

“Steve Stevens era o cara original. Era um ótimo guitarrista, mas estava compromissado com Billy Idol. Então eu disse a Dave: ‘eu conheço outro Steve!’. Porque Steve [Vai] e eu estávamos na mesma gravadora, Relativity, fora da cidade de Nova York. Eu tinha um contrato flexível com eles, daí eles conversaram sobre talvez Steve e eu fazermos algo juntos. Então, conversamos sobre isso, mas não tenho certeza se nos comunicamos diretamente em relação a Steve sobre talvez tocar juntos.”

Devido à discrição sobre a saída de Roth do Van Halen, as negociações com Vai foram às escuras, mas bem-sucedidas. 

“Lembro que disse a Steve: ‘Tem algo que não posso falar agora, mas pode te interessar.’ E ele diz: ‘Acho que sei o que você quer dizer…’ Talvez ele tivesse uma dica sobre isso. Eu disse a Dave, e o Ted Templeman [produtor de Van Halen] também gostou muito de Steve, então a coisa evoluiu […]”

Baterista e estreia da David Lee Roth Band

Nesse ponto, Billy Sheehan e Steve Vai ficaram encarregados de fechar a formação. Então, foi iniciada uma maratona de audições até encontrarem Gregg Bissonette, que se encaixou instantaneamente no projeto. 

“Fechamos com o estúdio SIR Rehearsal – eu, Steve e a secretária de Dave, Karen – e falamos com cerca de 40 bateristas para testes. No momento em que Gregg entrou na sala, sabíamos que ele era o cara antes mesmo de tocar. Acho que demos a ele uma fita com as músicas em que estávamos trabalhando, porque na verdade usamos um baterista que tocava com Steve para fazer algumas demos. […] Gregg conhecia todas as músicas antes mesmo da primeira batida da caixa. Ele é um dos meus seres humanos favoritos no mundo.”

A estreia da David Lee Roth Band aconteceu em julho de 1986 com o álbum “Eat ‘Em and Smile”. O trabalho vendeu 1 milhão de cópias e chegou ao 4º lugar da parada americana. O single “Yankee Rose” atingiu a 16ª posição no chart específico do formato.

Leia também:  Dave Navarro já ofereceu US$ 20 mil por dedo amputado de Al Jourgensen

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesSteve Stevens, e não Steve Vai, seria o guitarrista de David Lee...
Tairine Martins
Tairine Martinshttps://www.youtube.com/channel/UC3Rav8j4-jfEoXejtX2DMYw
Tairine Martins é estudante de jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Administra o canal do YouTube Rock N' Roll TV desde abril de 2021. Instagram: @tairine.m

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades