A morte do guitarrista Gary Rossington, ocorrida no mês passado, tirou de ação o último membro da formação original do Lynyrd Skynyrd. A banda chegou a considerar a possibilidade de cessar atividades após cumprir os compromissos previamente agendados. Porém, não é o que vai acontecer.
As famílias de Gary, Ronnie Van Zant e Allen Collins se reuniram e decidiram que, em nome dos interesses dos envolvidos e dos próprios fãs, o melhor era que o grupo se mantivesse ativo.
Diz a nota assinada por Dale Rossington (via BraveWords):
“Recentemente perdi meu marido e parceiro de mais de 41 anos. Ele era um pai, avô, irmão e amigo incrível. Mas, acima de tudo, um músico e compositor de classe mundial. Foi uma honra e um privilégio dividir o palco com ele por todos nesses anos. Sua arte tocou tantos milhões de pessoas ao redor do mundo. Gary sempre foi o primeiro a dizer: ‘A música do Skynyrd é maior do que eu ou qualquer outra pessoa.’ Gary sempre expressou o quanto a música era atemporal, e sempre foi seu objetivo mantê-la viva por seus irmãos, porque esse sempre foi o sonho deles.
Ele passou a vida inteira tentando realizar esse sonho para Ronnie, Allen, Steve e todos os outros ao longo dos anos. Embora não tenha podido estar fisicamente no palco com a formação atual nos últimos dois anos, os apoiou de todas as maneiras. Seu sonho continuará graças a Johnny, Rickey e o resto de nossos companheiros. Eles continuarão a levar seu legado para as gerações futuras.”
O vocalista Johnny Van Zant complementa:
“Gary não era apenas meu irmão, colega de banda e amigo. Acho que ele me amava tanto quanto eu o amava. Faríamos qualquer coisa um pelo outro. Rimos, brigamos, choramos e fizemos as pazes. Dividi o palco nos últimos 36 anos. Junto com meu irmão Ronnie e Allen, ele começou esta banda e nos deixou um legado de música que resistiu ao teste do tempo, cruzando três gerações de fãs. A música que eles criaram e que criamos juntos desde 1987, sempre foi feita para ser experimentada ao vivo. Reunimo-nos com os representantes dos fundadores da banda e sentimos que assim devemos seguir, para que todos possam amar e desfrutar. Portanto, continuaremos a se apresentar para a nação Skynyrd.”
O substituto de Gary nos shows recentes tem sido Damon Johnson, conhecido através de bandas como Brother Cane, Alice Cooper, Thin Lizzy e Black Star Riders. Porém, até o momento, não foi confirmado se ele será efetivado como membro.
Lynyrd Skynyrd no Brasil
Em junho, cinemas dos Estados Unidos exibirão um show do Lynyrd Skynyrd registrado no Ryman Auditorium em Nashville, Tennessee. A apresentação de 13 de novembro de 2002 marcou a última vez que Gary Rossington subiu em um palco com a banda.
Foram confirmadas várias apresentações pela América do Norte, em uma turnê ao lado do ZZ Top, chamada “Sharp Dressed Simple Man Tour”. Ao fim do comunicado, o grupo afirma, de forma breve e sem dar outros detalhes:
“O Lynyrd Skynyrd retornará ao Brasil em setembro.”
Caso confirmada, esta será a segunda passagem da banda pelo país: a primeira foi no festival SWU, em 2011. O grupo estava marcado para se apresentar no evento Solid Rock, em 2017, com Deep Purple e Cheap Trick, mas precisou desmarcar em decorrência de um problema grave de saúde da filha de Johnny Van Zant.
Em janeiro de 2020, o jornalista José Norberto Flesch chegou a publicar que a banda retornaria em junho daquele ano. Porém, a pandemia impediu a execução de qualquer plano na estrada.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.