O McFly lançou a música “Where Did All The Guitars Go?” com videoclipe. Trata-se do primeiro single de seu próximo álbum, “Power to Play”, que chega dia 9 de junho por meio da gravadora BMG.
O sétimo disco de estúdio do grupo inglês de pop rock traz, segundo os próprios músicos, influências do hard rock e heavy metal da década de 1980. Nomes como Van Halen, Mötley Crüe, Poison e Def Leppard são citados como referência do trabalho, que, de acordo com material oficial, “brinca com o pastiche do hair metal, da atitude glam rock e heavy metal”.
A produção ficou por conta do vocalista e guitarrista Danny Jones em parceria com Jason Perry. Além de Jones, a formação é completa por Tom Fletcher (voz e guitarra), Dougie Poynter (baixo) e Harry Judd (bateria).
Assista abaixo ao videoclipe de “Where Did All The Guitars Go?”.
Em nota, Dougie Poynter afirma:
“Bem no início do processo criativo, Jason trouxe um quadro branco e pediu para escrevermos ali o que todos nós amamos no McFly. Ficou claro que o que queríamos criar era uma música divertida e enérgica, com guitarras e inspirada nas lendas do rock dos anos 80.
No dia seguinte, Tom compôs ‘Where Did All The Guitars Go?’ em sua cabeça enquanto dirigia para o nosso estúdio. Musicalmente e liricamente, essa canção parece a introdução perfeita para esta próxima era do McFly. Desde o dia em que terminamos a música, sabíamos que queríamos que o riff de abertura fosse a primeira coisa que as pessoas ouvissem em ‘Power to Play’.”
Influências já antecipadas
Em 2022, quando vieram ao Brasil para realizar shows, os músicos do McFly estiveram no programa “The Noite com Danilo Gentili” e prometeram um disco com influências dos anos 80. Já em entrevista ao site Tenho Mais Discos Que Amigos, os integrantes detalharam um pouco mais essas influências. O baixista Dougie Poynter citou as influências dos anos 80, especialmente o Van Halen e a fase mais “sintetizada” do Rush.
“Rock dos anos 1970, rock dos anos 1980… Muito do que estava acontecendo naquela época quando o rock dominava as paradas musicais. Muito Van Halen, Rush… tem uma música que é bastante ‘McFly encontra Rush’, Weezer… que não é tão anos 1980, mas tem um pouco de grunge. Tem muitas guitarras, muitas bases com guitarras.”
O baterista Harry Judd também comentou sobre a questão das guitarras citada por Poynter, que devem dar o tom do próximo trabalho. Segundo ele, a banda retomou o amor pelo lado mais pesado da sonoridade, e embora seja um grupo essencialmente pop, tem sua base no rock.
“Nós redescobrimos um amor por isso. Eu particularmente senti que tivemos um timing certo pra isso porque nós sempre tivemos uma batalha interna do tipo ‘onde encaixaremos as guitarras aqui?’, especialmente falando num lado comercial no Reino Unido. Nós somos pop mas funcionamos como uma banda de rock, então trazer as guitarras é como se estivéssemos nos trazendo de volta também.”
Sobre a banda
Criado em Londres, Inglaterra, no ano de 2003, o McFly se destacou no início do século como uma das bandas de pop rock mais ouvidas pelo público jovem, acumulando 10 milhões de discos vendidos e sete hits no topo nas paradas britânicas. O grupo entrou em hiato no ano de 2016, mas retornou em 2019. “Young Dumb Thrills”, álbum mais recente, saiu em novembro de 2020.
McFly – “Power to Play”
- Where Did All the Guitars Go?
- Land of the Bees
- Forever’s Not Enough
- God of Rock & Roll
- I’m Fine
- Taking Back Tonight
- Honey I’m Home
- Route 55
- Crash
- Make It Out Alive
- Shine On
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.