Gibson recria guitarra Greeny em parceria com Kirk Hammett

Instrumento usado por Peter Green nos primórdios do Fleetwood Mac e por Gary Moore no Thin Lizzy recebeu o tratamento Gibson Custom Shop

Peter Green é um dos maiores guitarristas da história, reconhecido por seu trabalho com John Mayall e os Bluesbreakers, além de ser um dos fundadores do Fleetwood Mac. Um elemento tão importante para sua receita sonora quanto técnica era sua guitarra. No caso, estamos falando de Greeny, sua Gibson Les Paul Standard 1959, que está sendo recriada pela fabricante em parceria com Kirk Hammett (Metallica), atual dono da guitarra.

O instrumento original faz parte do mítico grupo de bursts fabricadas pela Gibson entre 1958 e 1961. Estima-se que apenas 1,7 mil foram produzidas – e foram parar nas mãos de alguns dos melhores guitarristas da história, como Eric Clapton, Mike Bloomfield, Jimmy Page, Jeff Beck e o próprio Green.

- Advertisement -

A singularidade da guitarra de Green vem de sua instalação elétrica. A fiação foi feita de cabeça pra baixo, deixando os captadores fora de fase um com o outro, o que criou uma sonoridade peculiar.

Leia também:  Clash Bulldog’s não será mais banda de abertura de Bruce Dickinson no Brasil

O guitarrista vendeu o instrumento para Gary Moore no início dos anos 1970 e ele a manteve em uso por três décadas entre o Thin Lizzy e sua carreira solo antes de vendê-la para Hammett.

Em declaração oficial, Hammett falou:

“Estou honrado e grato de ter essa oportunidade com a Gibson. Poder compartilhar a magia que ‘Greeny’ tem significa muito para mim. É empolgante saber que qualquer um pode experimentar um pouco dessa magia. Eu acho verdadeiramente que esses modelos são tão inspiradores quanto a original, e espero que vocês também achem!”

A recriação da Gibson Les Paul Greeny

Na versão recriada a ser comercializada, o corpo é feito de mogno leve, tampo de figured maple, escala de rosewood indiano e captadores humbucker Custom Greeny Bucker – um deles montado ao contrário, como Green fazia – além de outros detalhes adequados ao período, como uma pestana de nylon e tarraxas Sperzel. A guitarra vem com um case Lifton reissue marrom e rosa com cinco fechos. 

Leia também:  "Senna", minissérie da Netflix sobre Ayrton Senna, ganha teaser

O modelo estará disponível através da Custom Shop da Gibson, com a fabricação ficando a cargo do famoso Murphy Lab, responsável por criar reproduções históricas fiéis de instrumentos da empresa. Esse cuidado todo tem preço, com cada guitarra saindo por US$ 19.999.

Confira abaixo o vídeo de lançamento de Greeny.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasGibson recria guitarra Greeny em parceria com Kirk Hammett
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda é jornalista formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e cursou Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Apaixonado por música, já editou blogs de resenhas musicais e contribuiu para sites como Rock'n'Beats e Scream & Yell.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades