Dave Lombardo anuncia seu primeiro álbum solo e libera single

“Rites of Percussion” conta com 13 faixas e tem foco na versatilidade percussiva de seu protagonista

Sinônimo de bateria quando o assunto é heavy metal, Dave Lombardo confirmou o lançamento do seu primeiro disco solo para o próximo dia 5 de maio. “Rites of Percussion” sairá via Ipecac Records. O trabalho conta com 13 faixas e explora diferentes aspectos da musicalidade de seu protagonista.

O próprio músico assinou a produção, com a mixagem sendo feita por seu filho, David A. Lombardo. Entre os instrumentos usados estão um grande bumbo de concerto, um tímpano, um piano de cauda, shakers, maracas, gongos chineses e sinfônicos, tambores nativos americanos, congas, timbales, bongôs, batás, blocos de madeira, djembes, ibos, darbukas, octobans, cajóns e címbalos.

- Advertisement -

Em material promocional, Dave explica a concepção do play:

“A proposta veio de Mike Patton, lá em 1998. Ele me apresentou o álbum ‘Top Percussion’ de Tito Puente. Eu já conhecia Tito e fiquei um pouco chocado com o fato de Patton ser tão diversificado musicalmente e de se cercar de músicos com a mesma mentalidade. Isso me inspirou. Gravei várias ideias em fitas cassete ao longo dos anos, mas Mike continuou insistindo que eu tinha que fazer um ‘álbum de bateria’. Então, a ideia levou anos para se concretizar. Eu só tinha que encontrar o momento certo para fazê-lo.”

Sempre na estrada, Lombardo aproveitou a parada forçada dos últimos anos para finalmente se aprofundar no processo.

“Quando a pandemia chegou, pensei: ‘Bem, não posso fazer turnês agora’. Então comecei imediatamente a trabalhar no disco. Foi uma das melhores experiências que já tive. Estava no meu estúdio, com toda a minha bateria. Nada estava guardado pela primeira vez! Minha casa se tornou um lugar onde eu podia ser livre e criativo. Por um lado, as turnês que garantiam meu sustento foram retiradas. Mas, por outro, finalmente tive tempo para me aprofundar em diferentes softwares e técnicas de gravação. Foi uma experiência muito educativa e gratificante.”

“Journey of the Host”, primeiro single, pode ser conferido no player abaixo.

Leia também:  Hammerfall anuncia novo álbum “Avenge the Fallen” e lança single

Sobre o músico

Nascido em Havana, Cuba, Dave Lombardo migrou com os pais para South Gate, Califórnia, Estados Unidos, aos 2 anos de idade. Desde cedo, demonstrou aptidão musical tocando instrumentos percussivos. Suas influências iniciais vinham de sons latinos, além de funk, disco e soul.

Após passar por bandas locais, encontrou seu território no Slayer. Em duas passagens (três, se quiser ser mais rigoroso e contar a breve saída em 1986), lançou 9 álbuns de estúdio com o grupo, se tornando sinônimo de bateria no thrash metal.

Em 1993, formou o Grip Inc. com o músico e produtor Waldemar Sorychta. Com proposta mais voltada ao groove metal, o projeto lançou quatro discos até 2004. Juntou-se a Mike Patton (Faith No More) e Buzz Osborne (The Melvins) no Fantômas, em 1998. Lombardo o qualifica como o projeto mais difícil, musicalmente falando, que já participou.

Leia também:  David Gilmour anuncia “Luck and Strange”, 1º álbum solo em 9 anos

Atualmente integra o Testament, Suicidal Tendencies, Dead Cross, The Misfits e Mr. Bungle. Também gravou discos com Apocalyptica, Philm, Voodoocult e DJ Spooky.

Dave Lombardo – “Rites of Percussion”

  1. Initiatory Madness
  2. Separation From The Sacred
  3. Inner Sanctum
  4. Journey Of The Host
  5. Maunder In Liminality
  6. Despojo
  7. Interfearium
  8. Blood Let
  9. Warpath
  10. Guerrero
  11. Vicissitude
  12. Omiero
  13. Animismo

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioLançamentosDave Lombardo anuncia seu primeiro álbum solo e libera single
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades