Harry Styles e The Weeknd copiaram o A-ha? Veteranos respondem

"As It Was", do ex-integrante do One Direction, e "Blinding Lights", do canadense, apresentam semelhanças com "Take On Me", lançada pelo trio norueguês em 1985

Tanto Harry Styles quanto The Weeknd conseguiram feitos históricos no Spotify recentemente. No caso do ex-integrante do One Direction, sua música “As It Was”, presente no disco “Harry’s House” (2022), recebeu o título de faixa mais ouvida mundialmente no streaming em 2022.

Já o canandense virou o dono da canção mais reproduzida do Spotify de todos os tempos com “Blinding Lights”. A música do álbum “After Hours” (2020) ultrapassou “Shape of You”, de Ed Sheeran, lançada em 2017, e acumula atualmente 3,450 bilhões de streams.

- Advertisement -

Além de bater recordes, ambos os singles tem algo em comum: a notória semelhança com “Take on Me”, do A-ha, do disco de estreia “Hunting High and Low” (1985). Compare nos players abaixo.

Em entrevista ao site Music Radar, os veteranos foram perguntados a respeito do assunto. Na opinião do guitarrista Paul Waaktaar-Savoy, é perceptível a influência do synthpop da banda não só nesses dois casos, como de maneira geral:

“Você definitivamente percebe elementos iguais em certas faixas e pensa ‘ah, isso soa familiar’. E é assim que acontece.”

A-ha honrado

Magne Furuholmen, tecladista, ainda disse ficar honrado em ver como o trabalho do A-ha continua impactando a nova geração de músicos. Ele não acha que Harry Styles ou The Weeknd plagiaram a banda de fato e sim, se inspiraram – o que, em suas palavras, não é um problema.

“É muito louco perceber que o que você fez há 40 anos ainda tem relevância para as gerações que estão surgindo. Nossos fãs são muito leais e sempre que sai uma música que parece com alguma de nossas faixas, eles falam ‘vocês devem processar esses caras, vocês merecem ser creditados’. Na verdade, é uma honra e um privilégio enorme ser citado, ser imitado, ser copiado. Quero dizer, isso é bom na música pop.”

Por fim, o artista destaca que o trio, composto também por Morten Harket (vocalista), não acreditava que faria um sucesso estrondoso com seu primeiro álbum de estúdio.

“Estávamos apenas fazendo música na época, insistindo e tentando acertar. Acho que nenhum de nós percebeu o quão impactante seria nosso primeiro álbum. Nós acreditávamos nisso, mas não sabíamos que, por causa dele, 99% dos ouvintes de música daquele momento escutariam A-ha.”

Leia também:  David Gilmour muda foto de perfil, posta vídeo tocando e deixa fãs curiosos

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesHarry Styles e The Weeknd copiaram o A-ha? Veteranos respondem
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

2 COMENTÁRIOS

  1. Muitos artistas, músicos não veem por esse lado, apenas processam e assim vai!!!! A influência seria mais ou menos o que acontece em sala de aula, vc se inspira e admira como o professor de tal matéria lhe ensina e dar aula…e assim muitos alunos acabam também se tornando professor por causa de como foram passadas as lições de casa, valeu!!!!

    • As vezes influência nem sempre é cópia e sim um caminho a ser seguido…até que algum dia vc consiga desenvolver o seu estilo, gosto de desenhar e minhas influências sempre foi do desenho Caverna do Dragão e Thundercats dos anos 80, são traços de anime com desenho americano que me agradam e que até hoje sigo, valeu!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades