Na última terça-feira (10), Jeff Beck nos deixou aos 78 anos. A notícia foi confirmada pela família na quarta (11). O lendário guitarrista esteve na ativa até seus dias finais e sua apresentação derradeira aconteceu há apenas dois meses.
Na ocasião, ele tocou ao lado de Johnny Depp, ator que foi seu último e improvável parceiro musical em um álbum de covers. Da amizade, que nasceu em 2016, surgiu um álbum majoritariamente composto por covers, gravado entre 2019 e 2022 e lançado no ano passado.
Intitulado “18”, o disco da parceria também rendeu uma turnê conjunta. Foi na última data desta turnê, em 12 de novembro de 2022, que Beck teve sua nada planejada despedida dos palcos.
O show final do guitarrista aconteceu no Grand Sierra Resort em Reno, no estado americano de Nevada. No repertório, alguns covers gravados por Beck e Depp no álbum conjunto e também alguns sucessos do guitarrista, que abriu a apresentação com a instrumental “Freeway Jam” e trouxe “Loose Cannon” na sequência.
De “18”, a dupla executou faixas como “Carolina, No”, de Brian Wilson; “Venus in Furs”, do Velvet Underground; e “Isolation”, cover de John Lennon que havia sido lançado como single em 2020, antes do disco propriamente dito. Até mesmo “This is a Song for Miss Hedy Lamarr”, composição de Johnny que ganhou o coração de Jeff, foi executada.
O setlist completo do último show de Jeff Beck foi o seguinte:
- Freeway Jam
- Loose Cannon
- Midnight Walker (Davy Spillane cover)
- Big Block
- Caroline, No (Brian Wilson cover)
- You Know You Know (Mahavishnu Orchestra cover)
- Me and the Devil Blues (Robert Johnson cover)
- Star Cycle
- Brush With the Blues
- You Never Know
- Cause We’ve Ended as Lovers (Syreeta cover)
- Rumble (Link Wray & His Raymen cover)
- This Is a Song for Miss Hedy Lamarr
- Isolation (John Lennon cover)
- Time (Dennis Wilson cover)
- Venus in Furs (The Velvet Underground cover)
- A Day in the Life (The Beatles cover)
- Corpus Christi Carol (Benjamin Britten cover)
- Little Wing (The Jimi Hendrix Experience cover)
- The Death and Resurrection Show (Killing Joke cover)
“Death and Resurrection Show”, Killing Joke, foi a última música tocada por Jeff Beck em um palco. Cerca de 2,5 mil pessoas presenciaram uma noite histórica, sem saberem que seria a despedida do músico dos palcos. Entre eles estava David Coverdale, frontman do Whitesnake, que postou sobre o show em suas redes sociais – com direito a fotos nos bastidores.
Morte de Jeff Beck
Jeff Beck faleceu em decorrência de uma meningite bacteriana contraída de forma repentina. De acordo com o site Beep Saúde, a doença provoca uma inflamação das meninges, as membranas que envolvem o encéfalo (cérebro, bulbo, cerebelo e a medula espinhal), causada pela presença de bactérias. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa por meio de gotículas e secreções do nariz e da garganta expelidas durante a fala, espirro ou tosse.
Diversos grandes nomes da música, contemporâneos ou influenciados por Beck, fizeram homenagens nas redes sociais. Além da carreira solo e do Jeff Beck Group, o guitarrista fez parte dos Yardbirds no início da carreira, além de ter realizado parcerias com Tim Bogert e Carmine Appice e colaborado com Jon Bon Jovi, Mick Jagger, Tina Turner, Stevie Wonder e vários uotros artistas.
Sua participação mais recente em trabalho de outro artista foi no álbum “Patient Number 9”, de Ozzy Osbourne, onde toca em “A Thousand Shades” e na faixa-título.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.