Guia: os 38 filmes mais aguardados de 2023

Lista traz os lançamentos mais aguardados do cinema neste ano e as motivações para o hype por trás de cada um deles

Inicia-se um novo ano para a indústria cinematográfica mundial. Um período que, ao meu ver, tem tudo para corrigir as rotas pós-pandemia que seu antecessor não conseguiu – além de, é claro, ser um momento de definição de futuro para muitos estúdios. Confira abaixo os filmes mais aguardados para 2023.

Os filmes mais aguardados de 2023

“Os Fabelmans”

Estreia em 12 de janeiro

A cinebiografia de Steven Spielberg acerta em cheio ao contar a origem do amor de Spielberg pelo cinema. Também dirigida pelo próprio cineasta, a obra surge como favorita ao Oscar 2023 nas categorias de Melhor Diretor e Melhor Filme.

“Babilônia”

Estreia em 19 de janeiro

Dirigido por Damien Chazelle (“La La Land”), o filme traz uma visão da conturbada e polêmica época de Hollywood onde se iniciava a transição do cinema mudo para o falado. Traz um elenco de peso como Brad Pitt, Margot Robbie e Tobey Maguire interpretando ninguém menos que Charlie Chaplin. O filme tem estreia marcada para 19 de janeiro.

“M3GAN”

Estreia em 19 de janeiro

Primeiro longa de terror do ano traz um update da velha ideia de termos um brinquedo assassino. Porém, dessa vez, uma boneca ultrarrealista e detentora de inteligência artificial é que se encarregará dos atos sanguinários. O longa estreia em 19 de Janeiro e deve ser um sucesso, visto que teve um dos melhores trabalhos de divulgação dos últimos tempos.

“Tár”

Estreia em 26 de janeiro

Filme que pode render mais um Oscar para a atriz Cate Blanchett. Em “Tár”, acompanhamos a história de uma grande maestrina que vê seu momento de auge ser ameaçado por sua vida particular. Quem já viu garante que estamos diante da melhor interpretação da carreira de Blanchett.

“Batem à Porta”

Estreia em 2 de fevereiro

Teremos M. Night Shyamalan logo no início do ano – e torcemos para enfim um acerto após bater na trave em 2021 com “Tempo”. O longa traz uma família que é obrigada a tomar uma decisão para assim evitar o apocalipse.

“Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania”

Estreia em 16 de fevereiro

E assim se inicia a fase 5 da Marvel! Depois de um 2022 péssimo, os cavalos de Kevin Feige chegam com as quatro patas na porta, trazendo finalmente uma luz para esta nova saga do Universo Compartilhado Marvel (UCM), além de apresentar de forma definitiva o impiedoso vilão Kang. Até o momento, os trailers empolgaram.

“A Baleia”

Estreia em 23 de fevereiro

O drama do diretor Darren Aronofsky (“Mãe!”) conta a história de um homem com depressão que acaba por engordar a ponto da obesidade mórbida. Marca o retorno do ator Brendan Fraser (“A Múmia”) e pode lhe render o Oscar de Melhor Ator – no festival de Veneza, o ator foi aplaudido durante seis minutos ininterruptos.

O ano da DC / Warner (4 filmes)

A partir de março

Decidi por falar do ano da DC Comics e Warner de uma forma geral, pois ao meu ver o lendário estúdio corre o risco de arcar com o maior prejuízo de sua história. Em 16 de março ocorre a estreia de “Shazam: Fúria dos Deuses”. Já em 15 de junho acontece o lançamento do conturbado “The Flash”. Seguindo o calendário, temos em 17 de agosto o lançamento de “Besouro Azul”, com Bruna Marquezine no elenco. E fechando o ano, previsto para dezembro, teremos “Aquaman e o Reino Perdido”.

Todos esses filmes fazem parte do já morto universo compartilhado da DC nos cinemas. Com isso, é de se esperar pouca adesão do público, uma vez que são obras que não levam a lugar nenhum e o ingresso custa caro demais. Dessa forma, a Warner pode ter um dos maiores problemas de sua história em 2023.

“Creed 3”

Estreia em 2 de março

Uma obra que perde seu pilar pela primeira vez é “Creed”. O longa será o primeiro do universo de Rocky Balboa, mas sem Rocky Balboa. O terceiro filme trará um embate brutal entre os personagens de Michael B. Jordan e Jonathan Majors, mas não conta com a aprovação de Sylvester Stallone, que ficou bastante decepcionado com os rumos que a franquia está tomando – ainda mais sem ele.

Leia também:  A opinião de Phil Collins sobre músicas solo e do Genesis em “Psicopata Americano”

“Pânico 6”

Estreia em 9 de março

Após o acerto colossal em 2022, a franquia do assassino mais carismático do cinema volta a agir, só que desta vez em novo terreno: Nova York. “Pânico 6” tem a dura missão de manter o nível do antecessor e ainda superar a ausência de Neve Campbell como Sidney Prescott, que após não chegar a um acordo com os estúdios, decidiu ficar de fora pela primeira vez desde 1996.

“O Urso do Pó Branco”

Estreia em 9 de março

Uma das histórias mais absurdas da humanidade: a história de um urso que morreu de overdose após consumir cerca de 40kg de cocaína. Isso realmente aconteceu e Hollywood nos abrilhantará com uma dramatização cômica disso.

“John Wick 4: Baba Yaga”

Estreia em 23 de março

Quarto filme de uma das melhores franquias dos últimos anos, chega aos cinemas em 23 de março e começa a preparar o terreno para seu derradeiro fim.

“Super Mario Bros: O Filme”

Estreia em 30 de março

Hollywood finalmente está entendendo que animações também podem ser lucrativas. Seguindo o sucesso de “Sonic” e “Detetive Pikachu”, o longa do encanador mais querido do mundo promete ser um dos maiores sucessos do ano – o trailer é fantástico!

“Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes”

Estreia em 13 de abril

Teremos em 2023 mais uma tentativa de adaptação cinematográfica do famoso jogo. Apesar do trailer carismático, não há como medir de forma alguma a qualidade deste longa. Ao menos divertido parece que vai ser.

“A Morte do Demônio: A Ascensão”

Estreia em 20 de abril

Muito aguardado para este ano, o longa é um resgate e retomada direta dos clássicos filmes dos anos 1980. Com um trailer impecável, “A Morte do Dêmonio: A Ascensão” promete ser um dos grandes nomes do terror do ano, se não o maior.

“Beau is Afraid”

Estreia em 20 de abril

Ainda sem tradução, o chamado terror cômico da produtora A24 promete trazer uma experiência inovadora e um Joaquin Phoenix em sua melhor fase. A trama ainda é mantida em segredo, mas tem sua estreia para 20 de abril. Aliás, serão tempos agitados para o extraordinário ator. Está previsto para 2023 o longa onde ele interpretará Napoleão Bonaparte, além, é claro, de em 2024 acontecer a tão aguardada continuação de “Coringa”.

“Guardiões da Galáxia: Vol. 3”

Estreia em 4 de maio

A dolorida despedida de James Gunn e seus Guardiões da Galáxia. O grupo que se tornou um ícone da cultura pop chega ao fim prometendo algo emocionante e grandioso – além de trazer pela primeira vez o popular herói Adam Warlock.

“Velozes e Furiosos X”

Estreia em 19 de maio

E finalmente temos um fim para uma das maiores loucuras do cinema. A saga “Velozes e Furiosos”, que lá atrás começou como um simples thriller policial, hoje já passou de todos os limites da física e da vida. O décimo longa será a primeira parte do já anunciado fim.

“A Pequena Sereia”

Estreia em 25 de maio

Se você gosta de uma boa briga de internet – como eu –, a partir de 25 de maio todos teremos e muito o que aproveitar. A polêmica versão live-action da Disney promete causar bastante discussão e constrangimento nas redes sociais – que com certeza irão superar qualquer possível sucesso ou insucesso do longa.

“Killers of the Flower Moon”

Deve estrear em maio

Em mais uma parceria, Martin Scorsese volta a dirigir Leonardo DiCaprio em um dos filmes mais aguardados – e caros – do ano. O longa que ainda traz Robert De Niro no elenco é baseado em um premiado livro de mesmo nome que conta a história de assassinatos misteriosos em uma tribo indígena. Ainda não há tradução e data oficial, mas o lançamento será pelo serviço de streaming da Apple TV+ provavelmente em meados de maio.

“Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”

Estreia em 1º de junho

Continuação de uma das maiores animações já feitas e com a promessa de ser muito maior do que o antecessor. O longa, com um primeiro trailer espetacular, promete ser um dos grandes eventos do ano.

Leia também:  5 discos sem os quais Ace Frehley não vive

“Transformers: O Despertar das Feras”

Estreia em 8 de junho

Após a saída do ator Shia LaBeouf no terceiro filme, a franquia “Transformers”, que já não era muito respeitada – também por conta de seu diretor –, acabou entrando no esgotamento do público. Agora, em novas mãos e prometendo trazer os famosos animais dos anos 90, “Transformers” tem a chance de empolgar novamente e trazer um evento gigantesco para as telonas. O trailer é sensacional – que o filme siga o mesmo caminho.

“Indiana Jones e o Chamado do Destino”

Estreia em 30 de junho

Está aí um filme que não fazemos ideia do que esperar, apenas que teremos pela última vez Harrison Ford de volta ao seu lendário papel, no auge de seus 80 anos. O jeito é aguardar para saber como o maior arqueólogo do mundo se comportará pela primeira vez sem Steven Spielberg.

“Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1”

Estreia em 13 de julho

Um longa que vai pegar onda fácil no sucesso que foi “Top Gun: Maverick” e se transformar em um gigante de bilheteria. Tom Cruise volta a viver o seu lendário espião em uma das melhores franquias do cinema e promete mas um espetáculo de ação.

“Barbie”

Estreia em 20 de julho

Muitos não estão entendendo a existência deste filme, mas garanto, ele não será o que a maioria pensa. O longa é dirigido por Greta Gerwig e quem conhece a filmografia da diretora já entende o que está por vir. “Barbie” é de longe um dos filmes que mais aguardo no ano.

“Oppenheimer”

Estreia em 20 de julho

Christopher Nolan nos promete em 20 de Julho, uma cinebiografia fantástica sobre o pai da bomba atômica. Considerado um filme visceral, o longa deve dar o que falar ao trazer um personagem tão complexo para a humanidade.

“As Marvels”

Estreia em 27 de julho

O longa já sofreu dois reajustes de datas, mas está confirmado para 27 de julho. Aliás, 2023 marca um dos raros anos em que a Marvel não dará as caras no fim do ano. O longa que trará a reunião entre Capitã Marvel, Miss Marvel e Monica Rambeau não goza de muita popularidade e a cartada foi jogá-lo para a época de férias para tentar angariar mais público. Se não houver alguma ligação forte com os futuros acontecimentos da nova saga, pode ser decepcionante para os cofres da Disney.

“Gran Turismo”

Estreia em 10 de agosto

Um dos títulos mais surpreendentes do ano, sem sombra de dúvidas. “Gran Turismo” contará uma história real envolvendo um jogador da franquia de games que acabou por adentrar a GT Academy, responsável por treinar jogadores do game e transformá-los em pilotos profissionais. O longa tem nomes como Orlando Bloom (“O Senhor dos Anéis) e David Harbour (“Stranger Things”).

“Os Mercenários 4”

Estreia em 21 de setembro

Quarto filme da saga de ação desenfreada. Marca a provável despedida de Sylvester Stallone na franquia e traz a adição de Curtis “50 Cent” Jackson e Andy Garcia no elenco.

“Kraven, o Caçador”

Estreia em 5 de outubro

A Sony Pictures e seu estranho flerte com o sucesso e o fracasso vêm forte em 2023. Em 5 de outubro teremos a estreia de “Kraven, o Caçador”, que promete trazer o famoso vilão do Homem-Aranha, tentando proteger a natureza de alguns criminosos. Caso esteja confuso com a palavra “caçador” bem ao lado de “protegendo a natureza”, fique tranquilo: todos estamos, inclusive a Sony.

“O Exorcista”

Estreia em 13 de outubro

Da série de reboots que ninguém pediu, chega em 13 de outubro a primeira parte da trilogia “O Exorcista”. O filme irá contar a clássica história que todos conhecemos, porém, dividido em três filmes. A direção fica a cabo de David Gordon Green, que fez um belíssimo trabalho em “Halloween” (2018), mas que se perdeu nos dois subsequentes – ou seja, o demônio Pazuzu tem com o que se preocupar.

“Jogos Mortais X”

Estreia no fim de outubro

Nunca se encontra um fim na mina de ouro chamada “Jogos Mortais”. Previsto para chegar na semana do Halloween de 2023, o filme trará de volta o ator Tobin Bell na pele do revolucionário Jigsaw. Apesar da qualidade duvidosa, a franquia nunca deixou de nos divertir.

“Duna: Parte 2”

Estreia em 2 de novembro

Há anos eu não acompanhava uma construção tão extraordinária de uma saga, desde “O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel”. “Duna” de Dennis Villeneuve é um filmaço e em 2 de novembro poderemos acompanhar a segunda parte desta que promete ser mais uma franquia histórica para o cinema.

“Jogos Vorazes – A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes”

Estreia em 16 de novembro

Falando em grandes elencos, o prelúdio da saga “Jogos Vorazes” não deve fazer feio. Com nomes como Viola Davis (“Um Limite Entre Nós”) e Peter Dinklage (“Game of Thrones”), o spin-off da aclamada série de livros e filmes promete um grandioso evento cinematográfico.

“Wonka”

Estreia em 14 de dezembro

Após um hiato imenso, o universo de “A Fantástica Fábrica de Chocolate” volta a ser explorado. Este novo longa mostrará o início de carreira do chocolateiro mais famoso do mundo.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioListasGuia: os 38 filmes mais aguardados de 2023
Raphael Christensen
Raphael Christensenhttp://www.igormiranda.com.br
Ator, Diretor, Editor e Roteirista Formado após passagem pelo Teatro Escola Macunaíma e Escola de Atores Wolf Maya em SP. Formado em especialização de Teatro Russo com foco no autor Anton Tchekhov pelo Núcleo Experimental em SP. Há 10 anos na profissão, principalmente no teatro e internet com projetos próprios.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades