Brian Johnson homenageia Dan McCafferty: “queria cantar como ele”

Vocalistas se conheceram nos anos 1970, quando o Nazareth abriu um show do Geordie, banda de Johnson pré-AC/DC

Durante participação no tradicional programa radiofônico “The First Time… with Matt Everett”, atualmente veiculado pela BBC Radio 6, Brian Johnson prestou homenagem a Dan McCafferty, cantor do Nazareth falecido recentemente.

Conforme transcrito pela Classic Rock, o vocalista do AC/DC lembrou a convivência com o colega de função nos anos 1970, quando faziam parte do circuito roqueiro britânico.

“Eu amava Dan e queria cantar como ele. Na época do Geordie, minha antiga banda, o Nazareth abriu um show nosso em uma base naval de Glasgow, na Escócia. Parei para assistir a apresentação deles. Que banda incrível! Foi quando me dei conta de que o que estávamos fazendo logo se tornaria ultrapassado.”

- Advertisement -

A música escolhida para celebrar McCafferty foi “Broken Down Angel”, do álbum “Razamanaz” (1973). Foi a primeira do grupo a entrar no Top 10 britânico, atingindo a 9ª posição.

“Na mesma noite, fomos até seu carro e ele tocou uma fita com essa canção para mim. Sendo assim, vamos dar o play para homenagear Dan e toda a sua família.”

Sobre Dan McCafferty

Nascido em Dunfermline, na Escócia, Dan McCafferty esteve no Nazareth durante a maior parte da existência da banda. Influenciado por artistas como Little Richard e Elvis Presley, ele fundou em 1968 o grupo, um dos maiores importantes e influentes do hard rock, ao lado de Agnew, do guitarrista Manny Charlton e do baterista Darrell Sweet. Eles tocavam juntos em um grupo semiprofissional chamado The Shadettes.

Leia também:  12 shows internacionais de rock e metal no Brasil em março de 2024

Em 2013, McCafferty aposentou-se da função de vocalista em função de problemas de saúde. Ele havia sido diagnosticado com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), condição também chamada de enfisema ou bronquite crônica, que afetava sua performance diante do microfone. Sua vaga foi ocupada temporariamente por Linton Osborne até Carl Sentance assumir o posto, em definitivo, no ano de 2015.

Mesmo afastado da banda, lançou um álbum, “Last Testament”, em 2019. Este foi o terceiro disco solo de Dan, sucedendo “Dan McCafferty” (1975) e “Into the Ring” (1987).

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

Leia também:  Por que Marko Hietala diz entender falta de contato com ex-colegas do Nightwish
ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasBrian Johnson homenageia Dan McCafferty: “queria cantar como ele”
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades