Algumas pessoas dizem que a cópia é a forma mais sincera de homenagem. O fato é que Robert Plant não costuma ver a coisa desse modo. Todos lembram quando o eterno vocalista do Led Zeppelin se referia a David Coverdale como David Coverversion, à época em que o cantor do Deep Purple e Whitesnake realizou sua parceria com Jimmy Page. O mesmo ocorreu com o Pearl Jam.
Em 1998, a banda americana lançou o álbum “Yield”. Um dos singles foi a música “Given to Fly”. E podemos afirmar que ela tinha muito mais que uma mera semelhança com “Going to California”, clássico do icônico disco “Led Zeppelin IV” (1972).
Quando Plant participou de um programa no sistema de rádio SiriusXM com o guitarrista Mike McCready, do quinteto de Seattle, o assunto veio à tona. Conforme transcrito pelo site Far Out Magazine, o britânico disse:
“Sendo um artista, além de habilidade, experiência e qualquer outra coisa em que você cresce, a repetição é um companheiro infernal do mal. Não podemos nos repetir com regularidade, você sabe disso. Quero dizer, quantas vezes você tocou ‘Going to California’? Oh, desculpe. Seja qual for o nome da sua música.”
McCready levou numa boa e respondeu:
“Quando você veio nos ver na Suécia, nós tocamos a música, Eddie (Vedder, vocalista) dedicou a você e disse que ela se chamava ‘Given to California’.”
Pearl Jam e “Yield”
Quinto trabalho de inéditas do Pearl Jam, “Yield” trouxe a banda resgatando uma sonoridade mais básica, além de contar com maiores colaborações nas composições, em comparação aos antecessores diretos, que eram focados em Eddie Vedder.
Chegou ao 2º lugar no Billboard 200, vendendo mais de um milhão de cópias nos Estados Unidos. Foi o último disco a contar com o baterista Jack Irons.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.
Ha ha ha , Robert ta ficando cada vez mais senil, duas obras de arte independentes, só ele pode ter talento?
pior q são muito parecidas e o próprio Eddie já disse q se tratava de uma homenagem.
hehehehe, acho o Plant um pé no saco, mas realmente concordo com ele: Given to Fly é a irmã gêmea perdia de Going to California.
o Plant cada vez mais gagá e chato …affff …o Amor pelo John Bonham acabou com ele.
Falou o vocalista da banda mais processada por plágio na história do rock.