Como o Metallica “impediu” que o Raven fosse contratado por gravadora

Caça-talentos da Elektra Records conta que chegou à banda americana quando recebeu dica para assinar com o grupo britânico

Michael Alago, executivo da função A&R responsável por recrutar o Metallica para a Elektra Records na década de 1980, revelou que a banda Raven estava originalmente cotada para o contrato.

Em entrevista ao podcast Artists on Record, transcrita pelo Ultimate Guitar, Alago relembrou existiam grandes planos para o grupo dos irmãos britânicos John e Mark Gallagher. O Metallica entrou na jogada graças ao som do álbum “Kill ‘Em All” (1983).

“Logo depois que cheguei à Elektra em 1983, Johnny (Zazula) me ligou e me contou sobre seu selo, Megaforce. E ele queria que eu ouvisse alguns dos artistas de sua gravadora. Então ele me trouxe uma pequena caixa de discos – talvez ‘Kill ‘Em All’ do Metallica, o primeiro do Anthrax, Raven… Inicialmente, ele queria que eu assinasse com o Raven. Eu amo os irmãos Gallagher. Eles são maravilhosos. E então eu fiz uma demo. Eu acho que uma demo de cinco músicas, eu dei a eles cinco mil. O problema foi que eu ouvi ‘Kill ‘Em All’. Fiquei completamente surpreso, nunca tinha ouvido nada assim – ninguém tinha. Aqueles jovens estavam combinando hard rock, punk rock e heavy metal britânico.”

- Advertisement -

Alago ainda revelou como foi seu primeiro contato com os integrantes da banda americana. A performance ao vivo do grupo o deixou ainda mais interessado em um contrato. 

“[Foi] no L’Amour no Brooklyn, com meu amigo Philip Caivano, do Monster Magnet. Piramos. Lembro de sentar no bar, Phil conversando com Cliff Burton (falecido baixista), e eu estava andando, bebendo cerveja e conversando com todo mundo. Depois eu os assisti no The Stones em São Francisco, foi quando dei a Lars (Ulrich, baterista) meu cartão de visitas. Eu tinha 22 anos e ainda aparentava 14, então, ele não acreditou que eu era um executivo da música, mas ele viu o cartão da Elektra e eu disse: ‘se você vier a Nova York, adoraria conversar mais com você’.”

Leia também:  Como “The Last in Line” elevou o Dio ao estrelato do metal

Metallica e “Ride the Lightning”

O executivo ainda trouxe à tona que o contrato do Metallica com a Elektra Records só se concretizou após o lançamento de “Ride the Lightning”, álbum de 1984. O motivo? Ulrich demorou vários meses para entrar em contato. 

“Não tive notícias deles por cerca de seis ou oito meses. Lars me ligou e disse: ‘você ainda está interessado em nossa banda? Nós vamos tocar em Roseland em agosto de 1984’. Fui nesse show. Foi insano. Eles trouxeram o lugar abaixo. E essa foi a noite que eu disse: ‘Quer saber? Eu quero vocês na minha vida, agora vocês têm um contrato com a Elektra’. No dia seguinte, todos eles apareceram. Pedi cerveja e comida chinesa para nós. Dei a eles uma caixa de LPs da Elektra.”

Sobre o Raven

Fundado na Inglaterra em 1974 pelos irmãos Gallagher, o Raven assinou com o selo independente Megaforce Records no início dos anos 1980 após mudança do grupo para os Estados Unidos.

Também em 1984, assinaram contrato com uma grande gravadora, a Atlantic Records, onde permaneceram até 1987, quando se juntaram ao selo Combat Records. O grupo nunca conseguiu o mesmo sucesso do Metallica, nem de representantes mais populares da NWOBHM.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesComo o Metallica “impediu” que o Raven fosse contratado por gravadora
Tairine Martins
Tairine Martinshttps://www.youtube.com/channel/UC3Rav8j4-jfEoXejtX2DMYw
Tairine Martins é estudante de jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Administra o canal do YouTube Rock N' Roll TV desde abril de 2021. Instagram: @tairine.m

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades