Metallica fez o melhor disco de garagem em “…And Justice for All”, diz Newsted

Baixista não se importa com mixagem polêmica que suprimiu sonoridade de seu instrumento no resultado final da obra

O baixo inaudível de Jason Newsted em seu primeiro álbum com o Metallica, “…And Justice for All”, ainda é tema de discussões. Curiosamente, a opinião do músico a respeito do trabalho, quarto da discografia do grupo, não é das mais intensas.

Em entrevista à Metal Hammer, Newsted falou sobre as várias versões do álbum que circulam pela internet, com mixagens “arrumadas” por fãs, que colocaram suas linhas de baixo em evidência. O ex-integrante da banda não mostrou se importar muito com o problema e ainda elogiou o álbum, classificando-o como o melhor disco “de garagem” já feito.

“Eu amo o entusiasmo, a determinação, o amor e o apreço das pessoas. Se ‘Justice’ tivesse sido mixado como um disco normal, não estaríamos falando dele até hoje. Mas por esse não ser o caso – e eu não acho, necessariamente, que isso seja um grande problema – ainda estamos falando dele todos esses anos depois.

Eu acho que eles (Metallica) nem perceberam, no estupor da bebida, o que estavam fazendo, mas eles fizeram o melhor álbum de uma banda de garagem. Black Keys, White Stripes, qualquer power duo de garage rock que você quiser mencionar, James (Hetfield, vocalista e guitarrista) e Lars (Ulrich, baterista) eram o duo original de garage rock, até onde é possível.”

- Advertisement -

Newsted citou a forma de Hetfield e Ulrich trabalharem desde os primórdios do Metallica, que nasceu essencialmente como uma banda de garagem. Tirar o volume do baixo na mixagem final era um costume antigo dos dois – ou seja, nada pessoal.

“Eles sempre fizeram os discos desse jeito, desde ‘No Life ’Til Leather’ (demo de 1983), era James e Lars, guitarra e bateria. Na fita K7 original, na letra de Lars com caneta na etiqueta, está escrito ‘diminuir o baixo no estéreo’. Em ‘No Life ‘Til Leather’! Tem sido assim a vida inteira. Eles fizeram ‘Kill ‘Em All’ assim, ‘Ride the Lightning’ assim, ‘Master of Puppets’ assim… em todos eram aqueles dois caras em uma sala, (tocando) de novo e de novo, e você vai discutir com os mais bem-sucedidos de todos os tempos…?”

Metallica e a saída de Jason Newsted

Jason Newsted deixou o Metallica em 2001. Com o passar dos anos, ele subiu ao palco novamente com os antigos colegas durante os shows de 30 anos e na indução ao Rock and Roll Hall of Fame. Também participou ativamente da divulgação do box comemorativo de 30 anos do “Black Album” (1991), disco seguinte a “… And Justice For All”.

Leia também:  A banda que definiu o heavy metal, na opinião de Roger Glover

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesMetallica fez o melhor disco de garagem em “...And Justice for All”,...
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades