Butch Vig copiou som de guitarra do Smashing Pumpkins para o Nirvana, diz Billy Corgan

Produtor trabalhou com Corgan e seus colegas no álbum "Gish", lançado meses antes de "Nevermind"

Billy Corgan anunciou uma parceria com a Laney, empresa de amplificadores de guitarra. Em um vídeo onde fala sobre a novidade, o líder do Smashing Pumpkins aproveitou a ocasião para brincar que o som das guitarras de sua banda foi copiado pelo produtor Butch Vig em “Nevermind”, segundo álbum do Nirvana.

Em meio a uma análise sobre as origens do som grunge, ele declarou (conforme transcrição do Guitar World):

“Uma história que eu gosto de contar é que nós gravamos nosso disco ‘Gish’ em 1990, entrando em 1991. Butch Vig saiu desse disco para fazer ‘Nevermind’ com o Nirvana. A primeira vez que eu ouvi ‘Nevermind’, eu olhei para Butch Vig – nós estávamos sentados à beira de um lado num 4 de julho em 1991 – e eu falei: ‘filho da p#ta, você roubou meu som de guitarra!’ Então isso é tudo que falo a respeito…”

- Advertisement -

Por outro lado, é importante observar que o Nirvana fazia parte de uma linhagem de bandas do Noroeste do Pacífico influenciadas pelos mesmos artistas citados pelo líder do Smashing Pumpkins no vídeo: Black Sabbath, Stooges, Led Zeppelin, entre outros.

Leia também:  Andreas Kisser tocará com Chitãozinho e Xororó no Rock in Rio 2024

O próprio primeiro disco do grupo liderado por Kurt Cobain, “Bleach”, aponta esse caminho. Sem falar que Butch Vig não é o único responsável pela sonoridade de “Nevermind”. O próprio Cobain e o engenheiro de mixagem Andy Wallace tiveram grandes contribuições.

Kurt Cobain, Nirvana e o som de “Nevermind”

Danny Goldberg, antigo empresário do Nirvana, confirma que Kurt Cobain estava na linha de frente do trabalho sonoro de “Nevermind”. Em entrevista ao podcast Cobras and Fire, o manager disse que o frontman controlou por inteiro a atuação em estúdio.

“Não é como se alguém tivesse imposto qualquer coisa para ele. Ele controlou até a quantidade de eco que tinha ou não no microfone, controlou as mixagens, controlou a masterização. Kurt ia fisicamente à masterização do álbum. Ele tinha que aprovar tudo, tinha a palavra final em cima de tudo. Ele quis que fosse feita uma remixagem, então, ele aprovou a remixagem, ele escolheu o cara que fez. Era o disco dele.”

A lição, como sempre, é: Billy Corgan pode falar muita coisa, mas nem tudo é verdade. Confira abaixo o vídeo em que o líder do Smashing Pumpkins anuncia a parceria com a Laney.

Leia também:  O emotivo texto de Dave Mustaine elogiando cada músico do Megadeth

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesButch Vig copiou som de guitarra do Smashing Pumpkins para o Nirvana,...
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda é jornalista formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e cursou Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Apaixonado por música, já editou blogs de resenhas musicais e contribuiu para sites como Rock'n'Beats e Scream & Yell.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades