O Pink Floyd foi oficialmente formado em 1965. David Gilmour passou a se envolver com a banda em 1967.
Ao contrário do que muita gente ainda pensa, o plano inicial não era que o guitarrista substituísse Syd Barrett. A proposta seria de transformar o grupo em um quinteto. Os músicos chegaram até mesmo a posar para fotos neste formato.
Porém, a opção inicial para a função era Jeff Beck. Em entrevista de 2002 à revista francesa Guitarist (resgatada pelo Rock and Roll Garage), Gilmour relembrou a situação.
“Não tenho certeza se chegaram a entrar em contato com ele, mas consideraram a possibilidade. Jeff é um guitarrista incrível, mas não sei se seria a opção correta para a banda. De qualquer modo, nunca saberemos. Mas a história teria sido bem diferente caso acontecesse.”
Sete anos mais tarde, o guitarrista voltou a comentar o tema em bate-papo com a revista Mojo.
“Acredito que a banda teria ficado mais explosiva com Jeff. Mas acho que ele sairia em seis meses. Não acredito que ele estaria disposto a assumir o comprometimento necessário.”
Jeff Beck e Pink Floyd
Posteriormente, Jeff Beck acabaria se envolvendo com a carreira solo de Roger Waters. Ele gravou guitarras em metade do tracklist do álbum “Amused to Death”, lançado em 1992.
Em 2009, durante show no Royal Albert Hall em Londres, Beck e Gilmour tocaram juntos.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.