Em meio a debates sobre manifestações políticas em shows de música, o Gojira vem ao Brasil para o Rock in Rio 2022 trazendo consigo uma mensagem explicitamente crítica ao governo brasileiro atual, em especial o descaso com o meio ambiente.
Numa entrevista para o G1, o vocalista e gutarrista da banda de metal francesa, Joe Duplantier, discutiu o que levou eles a lançarem em 2021 “Amazonia”, música presente no álbum “Fortitude” e inspirada pelos incêndios ocorridos na floresta, em especial durante a gestão do presidente Jair Bolsonaro. Ele falou:
“A gente estava refletindo sobre o mundo, e ficamos muito tristes sobre o que estava acontecendo na Amazônia no mesmo dia. Quando vimos o fogo ficamos destruídos e queríamos escrever uma música sobre a floresta.”
Duplantier não é apenas um estrangeiro se metendo em assunto do qual desconhece intimamente. Ao lançar a música, o Gojira iniciou uma campanha para arrecadar dinheiro a entidades indígenas no país. Conseguiu o apoio de músicos do Metallica, Slayer e Lamb of God, leiloando objetos das bandas e levantando US$ 313 mil (cerca de R$ 1,5 milhão) destinados a apoiar os povos nativos.
Além disso, Joe em pessoa já esteve no Brasil, também em 2021, para protestar junto com lideranças indígenas o projeto de lei de demarcação de terras empurrado pelo governo federal. Na época, o vocalista e guitarrista já havia questionado a compaixão do presidente em meio a tudo isso.
Agora, perguntado pelo G1 às vésperas do Rock in Rio o que diria para Jair Bolsonaro, ele reiterou esse questionamento e elaborou:
“Eu provavelmente falaria do meu coração sobre o que eu sinto da importância da vegetação contra o dinheiro. Acho que com algumas pessoas não dá para discutir. Acho que Bolsonaro já ouviu muitas coisas e se ele tivesse a capacidade de entender e mostrar compaixão, já teria feito isso. Então eu acho que eu apresentaria outras oportunidades de vida para ele. Encorajaria a achar outros trabalhos além de ser presidente.”
Joe Duplantier, Gojira e meio ambiente
Por fim, Joe Duplantier – que se apresenta com o Gojira no primeiro dia do festival, 2 de setembro, a tradicional noite do metal – afirmou que a responsabilidade pelos danos ao meio ambiente não é toda do Brasil. Os incêndios florestais são um sintoma do quão problemático nosso estilo de vida como sociedade se tornou.
“Parece que estamos andando para trás. Então às vezes eu sinto medo do futuro da humanidade. Essa é a última floresta ancestral de pé, e está sendo destruída por causa do nosso estilo de vida. Eu não estou culpando o Brasil. Estou culpando a humanidade.”
Ouça a música “Amazonia” a seguir.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.