Morreu aos 93 anos o músico, produtor e empresário Creed Taylor. Tendo iniciado a carreira como trompetista, se destacou ao fundar dois selos de suma importância para o jazz, CTI e Impulse Records. Também trabalhou em gravadoras como Bethlehem Records, ABC-Paramount Records, Verve e A&M Records.
Porém, sua passagem mais marcante para a música brasileira se deu por conta da bossa nova. Creed foi o responsável por contratar e levar aos Estados Unidos nomes como Tom Jobim, Eumir Deodato, João Gilberto, Astrud Gilberto e Airto Moreira. O contato foi intermediado pelo guitarrista Charlie Byrd, que realizou shows no Brasil e voltou com uma cópia de “Desafinado”.
Taylor resolveu conhecer o país e descobrir a música local, passando um tempo na casa de Tom Jobim. Os dois voltariam juntos para Nova York, dando origem a uma amizade e relação profissional que durou vários discos.
O estudioso musical canadense Gene Lees declarou, em entrevista de arquivo ao site da CTI – presente no artigo de Creed na Wikipedia em inglês:
“Creed Taylor estava tratando a bossa nova com respeito e dignidade. Não fosse por ele, estou convencido de que a bossa nova e a música brasileira em geral teriam se retraído, voltado para o Brasil. Tornaria-se um fenômeno paroquial curioso para os turistas, em vez da música mundial e da tremenda influência no próprio jazz que de fato se tornou.”
Outros artistas que trabalharam com Taylor incluem Ray Charles, John Coltrane, Stan Getz, Wes Montgomery e Jimmy Smith. A causa do falecimento não foi revelada.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.