Lançado em 21 de abril de 1998, “Walking into Clarksdale” foi o único trabalho de músicas inéditas da dupla Jimmy Page e Robert Plant após o fim do Led Zeppelin. O resultado final dividiu os fãs à época, especialmente porque a expectativa era gigantesca.
Em entrevista à Classic Rock Magazine, o guitarrista lembrou ter encarado as sessões de gravação como uma prova pessoal. E ressaltou que ser diferente da banda que projetou a dupla foi uma opção consciente.
“A ideia de ‘Walking into Clarksdale” era fazer um álbum sem os overdubs que eu costumo usar para texturas e dinâmicas, apenas fazer coisas com uma guitarra. Então eu aceitei isso como um desafio e achei que foi realmente um sucesso. Houve momentos de suspense: os vocais de Robert vindo com a guitarra, apenas um acorde fantasmagórico enquanto uma música estava se aproximando do refrão… realmente houve um bom trabalho nesse álbum. Gostei muito do projeto como um todo.”
O músico ainda comentou a relação com o baterista Michael Lee, que participou do projeto. Ele faleceu em 2008, aos 39 anos, devido a um ataque epiléptico fatal.
“A conexão que eu tinha com Michael Lee, o baterista, era emocionante e gratificante em todos os sentidos, porque havia muita improvisação acontecendo.”
Page/Plant e “Walking into Clarksdale”
“Walking into Clarksdale” chegou ao 3º lugar na parada britânica e 8º nos Estados Unidos, onde faturou disco de ouro. O single “Most High” ganhou o Grammy na categoria Best Hard Rock Performance.
O título do álbum é uma referência à cidade americana de Clarksdale, Mississippi, considerado o berço do blues.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.