Flea explica como aprender piano influenciou sua forma de tocar baixo

Estudo do instrumento fez até mesmo o músico do Red Hot Chili Peppers se apaixonar tardiamente pela matemática

Quando o assunto gira em torno dos melhores baixistas, Flea é uma presença quase certa em qualquer lista. Quem ouve o músico do Red Hot Chili Peppers – que também domina o trompete – desde os primórdios, imagina que ele não teria mais muito a aprender a essa altura da vida. Porém, é justamente o contrário.

Durante participação no podcast Broken Record (transcrita pelo Ultimate Guitar), de Rick Rubin, Michael Peter Balzary – sim, seu nome real – contou como decidiu se aprofundar nos estudos de piano. Após a segunda saída do guitarrista John Frusciante, em 2009, Flea ingressou em um programa da Universidade do Sul da Califórnia.

“É um processo lento, ainda sou um humilde estudante. Sinto-me da mesma forma com o baixo. Entrei no programa de música, fiz teoria, composição e trompete de jazz. E só para fazer o dever de casa de teoria, tive que sentar ao piano, porque estávamos analisando corais de Bach e outras coisas. Você tinha que ler e depois escrever essa equação numérica de como a música funcionava, como os acordes estão relacionados uns com os outros…”

- Advertisement -
Leia também:  Lars Ulrich e Chad Smith estarão em sequência de “This is Spinal Tap”

O processo abriu toda uma nova possibilidade de aprendizado ao “pulga”. E o deixou vidrado em Sebastian Bach – não o vocalista do Skid Row, mas o compositor clássico alemão.

“Foi tão bom para mim, porque eu nunca tinha pensado de outra forma que não fosse emocional e intuitivamente. Eu tinha a escolaridade mínima, como se eu soubesse o que era uma oitava, o que era uma escala, mas era tudo no feeling para mim. Então, começar a pensar sobre isso academicamente foi uma maneira tão bonita de envolver minha mente e me fez amar matemática pela primeira vez, realmente vendo a mágica nos números.

De qualquer forma, para fazer esse trabalho, eu precisava sentar ao piano. E também, ao analisar Bach que era o cerne dos meus estudos acadêmicos, me apaixonei. Comecei a comprar as peças de piano de Bach mais corretivas e a tentar aprendê-las. Aprendi a realmente amar a sensação do piano sob meus dedos.”

Flea e o piano

O estudo também o ajudou a compreender melhor o instrumento que toca há décadas e o consagrou.

“Pude ter uma compreensão mais rica de como a linha de baixo se relaciona com os acordes. Muitas vezes, em minha contribuição para o Chili Peppers como baixista, as músicas começam com uma ou uma série de linhas de baixo que se juntam para formar diferentes seções.

E quando estou pensando em acordes, e quais as linhas de baixo podem implicar enquanto estou tocando, isso apenas me ajuda a criar composições melhores.”

Leia também:  Quem são os homens na capa de “(What’s the Story) Morning Glory?”, do Oasis

Red Hot Chili Peppers atualmente

Unlimited Love”, novo disco do Red Hot Chili Peppers, saiu no último dia 1º de abril. O trabalho foi o segundo da história da banda a ter liderado a parada americana Billboard 200 – o anterior foi “Stadium Arcadium”, de 2006. O disco marcou o novo retorno do guitarrista John Frusciante e o reencontro com o produtor Rick Rubin.

Return of the Dream Canteen”, próximo play, sai dia 14 de outubro.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesFlea explica como aprender piano influenciou sua forma de tocar baixo
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades