Quando Kate Bush tocou “Running Up That Hill” com David Gilmour

Cantora e guitarrista do Pink Floyd têm longo histórico de amizade e colaboração, que rendeu uma boa versão ao vivo do hit de 1985

A cantora Kate Bush tem um longo histórico de colaboração com David Gilmour, guitarrista do Pink Floyd, que data desde o início de sua carreira. A amizade rendeu, em 1987, um belo dueto de “Running Up That Hill” ao vivo. A música voltou a fazer sucesso recentemente, por ter aparecido na quarta temporada da série “Stranger Things”, da Netflix.

A colaboração na década de 1980 aconteceu durante um show no Secret Policeman’s Ball, que fica dentro do Palladium de Londres. Na ocasião, Gilmour tocou guitarra e fez backing vocals para Bush, em uma boa versão do hit que havia sido lançado dois anos antes, no álbum “Hounds of Love”.

- Advertisement -

Confira o registro da apresentação:

A parceria com David Gilmour

Cantora e compositora prolífica desde a adolescência, Kate Bush, ainda tentando conseguir um contrato com uma gravadora, produziu fitas demo com mais de 50 músicas e enviou para diversos escritórios de gravadoras e pessoas influentes. Uma das fitas caiu nas mãos de David Gilmour através de um amigo em um comum com a família de Bush. Foi “amor a primeira ouvida”.

Em entrevista à BBC, resgatada pela Classic Rock, o guitarrista do Pink Floyd resumiu a história de como conseguiu para Kate Bush um contrato com a gravadora EMI, pela qual ela lançou seus cinco primeiros álbuns de forma exclusiva.

“Fiquei intrigado por aquela estranha voz. Fui até a casa dela, conversei com seus pais em Kent. E ela tocou para mim, nossa, devia ter 40 ou 50 músicas na fita. E eu pensei ‘eu devia tentar fazer alguma coisa’.

Acho que tínhamos o pessoal da gravadora no número 3 da Abbey Road. E eu disse a eles ‘querem ouvir algo que eu tenho?’ Eles disseram ‘claro’, então fomos até outra sala e toquei para eles ‘The Man with a Child in his Eyes’. E eles disseram ‘sim, obrigado – vamos pegar’ (risos).”

Gilmour acabaria co-produzindo o álbum de estreia de Bush, “The Kick Inside”, lançado em 1978, além de ter tocado guitarra esporadicamente em músicas de outros álbuns. O guitarrista também é responsável por convencer a cantora – famosa por não fazer shows – a se apresentar ao vivo com ele em duas ocasiões: a primeira, já citada, em 1987, onde tocaram “Running Up That Hill”, e a segunda em 2002, quando fizeram uma versão de “Confortably Numb”, do Pink Floyd.

Leia também:  O significado antirracista de “Blackbird”, música dos Beatles regravada por Beyoncé

Kate Bush e “Stranger Things”

Kate Bush protagonizou uma volta às paradas após a inclusão de “Running Up That Hill” com ênfase na quarta temporada da série “Stranger Things”, estreada pela Netflix na última semana. A canção é a que mais aparece entre os episódios, servindo como trilha da personagem Max (interpretada pela atriz Sadie Sink), que a adota como sua nova música favorita.

A nova onda de sucesso levou a faixa ao topo das paradas no iTunes, além de figurar entre as mais tocadas nos últimos dias no Spotify, serviço de streaming mais popular do mundo.

Além da versão original de 1985 e a execução ao vivo, com Gilmour em 1987, Bush fez um remix em 2012, quando a música foi executada na cerimônia de encerramento da Olimpíada de Londres. Artistas como Within Temptation, Placebo e Meg Myers a regravaram com o passar dos anos.

Leia também:  A surpreendente melhor música dos Beatles na opinião de Paul McCartney

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesQuando Kate Bush tocou “Running Up That Hill” com David Gilmour
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades