Como Brian Wilson dominou a arte da composição, segundo David Gilmour

Músico dos Beach Boys “dava indicações de que queria pintar com uma paleta muito mais colorida do que a oferecida pela surf music”, de acordo com guitarrista do Pink Floyd

A evolução musical dos Beach Boys passa diretamente pelo desenvolvimento musical de Brian Wilson. O compositor mais genial do grupo os tirou do circuito “lugar comum” das milhares de bandas que surgiram nos Estados Unidos após a invasão inglesa, os transformando em uma atração de vanguarda.

Com isso, o conjunto angariou respeito até mesmo de seus ídolos, os Beatles, que reconhecidamente os usaram como referências para algumas de suas principais obras.

- Advertisement -

Entre os admiradores do lendário músico está David Gilmour. O guitarrista e vocalista do Pink Floyd até publicou uma exaltação a Brian que ilustra o website do compositor. Diz o texto:

“Mesmo naqueles primórdios dos Beach Boys, músicas como ‘In My Room’ e ‘Don’t Worry Baby’ davam indicações de que Brian Wilson queria pintar com uma paleta muito mais colorida do que a oferecida pela surf music na qual já era tão hábil.

Seu brilho deu um salto em um período muito curto. Em pouco mais de quatro anos, ele dominou a arte de composição, produção de discos, arranjos orquestrais e todas as formas de truques de estúdio para culminar com as músicas maravilhosas em ‘Pet Sounds’.”

Anteriormente, durante aparição na BBC Radio 2 (com transcrição da Far Out Magazine), Gilmour já havia rasgado elogios aos garotos da praia.

“Eu amo os Beach Boys. Minha primeira banda em Cambridge, quando eu era adolescente, tocava muitas músicas deles. Mas eu não queria tocar uma daquelas muito clichês. Eu simplesmente amo o lugar que Brian Wilson chegou quando ele saiu de toda a surf music. Algumas dessas coisas são simplesmente sublimes. ‘God Only Knows’ é uma das melhores que ele fez.”

https://www.youtube.com/watch?v=AOMyS78o5YI

Brian Wilson e os Beach Boys

Os Beach Boys revolucionaram a música pop nos anos 1960, misturando rock and roll, R&B e influências de grupos de harmonias vocais de décadas anteriores. “Pet Sounds”, álbum de 1966, é considerado o marco zero do movimento que ficou conhecido como art rock.

Leia também:  A curiosa sensação de Josh Freese ao entrar para o Foo Fighters

Até hoje, a banda vendeu mais de 100 milhões de discos em todo o planeta.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesComo Brian Wilson dominou a arte da composição, segundo David Gilmour
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

1 COMENTÁRIO

  1. Corrigindo alguns pontos: Beach Boys nao idolatravam os Beatles, eles eram concorrentes diretos (Usa x Uk) logo, como ja admitiram, sentiam ciúmes do tratamento que os Beatles passaram a receber da Capitol, que era sua gravadora. Beach Boys ja existiam desde 1960, antes dos Beatles, e eles ja eram um estouro nos EUA antes da invasão britanica.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades