Ronnie Hawkins, influente músico e mentor da The Band, morre aos 87 anos

Artista canadense liderou o grupo próprio The Hawkins, que teve músicos da The Band em sua formação; também revelou Pat Travers e músicos de Janis Joplin

O músico canadense Ronnie Hawkins morreu aos 87 anos, vítima de um câncer pancreático que vinha enfrentando já há certo tempo. A informação foi confirmada pela família em nota oficial, no último domingo (29).

Nascido em 10 de janeiro de 1935 – dois dias após Elvis Presley, como o próprio gostava de enfatizar –, começou a carreira nos anos 1950, tocando com sua banda, The Hawkins. Destacou-se no circuito rockabilly local tendo parceria com o baterista Levon Helm.

- Advertisement -

Posteriormente, ainda recrutou músicos como Robbie Robertson, Rick Danko, Richard Manuel e Garth Hudson. Junto de Levon, eles deixariam o grupo em 1963, formando a The Band. Quatro anos mais tarde, eles se juntariam a Bob Dylan, no projeto “The Basement Tapes”.

Hawkins se reuniria com os amigos para o show de despedida da The Band, em 1976. O momento foi registrado no icônico documentário “The Last Waltz”, dirigido por Martin Scorsese. Na ocasião, interpretou “Who Do You Love?”, de Bo Diddley.

Outros nomes do rock canadense revelados por Ronnie foram o guitarrista John Till e o tecladista Richard Bell. Ambos integraram a Full Tilt Boogie Band, que acompanhou Janis Joplin em seus últimos anos. O guitar hero Pat Travers também faz parte do cast de descobertas do músico.

Leia também:  Kyle Gass perde agente e se retrata após piada com atentado a Trump

Ronnie Hawkins deixa a esposa Wanda, com quem foi casado por 60 anos, além de três filhos e netos. Sua trajetória foi documentada no filme “Still Alive and Kicking”, de 2012.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasRonnie Hawkins, influente músico e mentor da The Band, morre aos 87...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades