O guitarrista escocês Ricky Gardiner morreu na última sexta-feira (13) aos 73 anos. A informação foi confirmada nas redes sociais, inicialmente pelo produtor Tony Visconti.
O músico foi membro fundador da banda progressiva Beggars Opera. Porém, suas contribuições mais conhecidas ocorreram com David Bowie e Iggy Pop, tendo participado dos álbuns “Low” e “Lust for Life”, ambos lançados em 1977.
Ele foi o compositor de “The Passenger”, que se tornou uma das músicas mais conhecidas de Iggy, tendo sido regravada por Siouxsie and the Banshees. Posteriormente, também ganhou uma versão em português pelas mãos do Capital Inicial, com o nome “O Passageiro”. A canção entrou no álbum “Eletricidade”, de 1991.
A postagem de Visconti no Facebook diz:
“Outro gênio da guitarra e amigo pessoal partiu para o próximo mundo na noite passada. Ricky Gardiner, que se juntou a David Bowie para os álbuns ‘Low’ e ‘The Idiot’, de Iggy Pop, encerrou uma longa batalha contra o Parkinson. Sua esposa multitalentosa Virginia me enviou um e-mail esta manhã.”
Apesar de citar o álbum anterior a “Lust for Life”, Ricky se juntou a Iggy para a turnê do disco em questão. O próprio cantor também se manifestou nas suas redes sociais.
“Querido Ricky, adorável, adorável homem, sem camisa em seu macacão, o cara mais legal que já tocou guitarra. Obrigado pelas lembranças e pelas músicas, descanse na paz eterna.”
Gardiner também trabalhou como artista solo, lançando os discos “The Flood” (1985), “Precious Life” (1987) e “Songs for the Electric” (2015). Em 1995, adoeceu e desenvolveu hipersensibilidade eletromagnética, o que restringiu a quantidade de tempo que podia passar com dispositivos de computador enquanto gravava.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.