Os representantes legais do King Crimson entraram com um processo contra a Universal Music. O motivo é o não pagamento pelo uso de um sample da música “21st Century Schizoid Man” em “Power”, single lançado por Kanye West em 2010.
Conforme aponta a Variety, o rapper já havia extraído o trecho da música sem conversa prévia com os compositores. Após algumas conversas, a gravadora garantiu que iria honrar os custos de direito autoral. Porém, de acordo com os advogados do grupo, a promessa não se cumpriu.
O acordo original dizia que a companhia se comprometia a pagar à banda uma taxa de royalties de 5,33% por cópia do single vendida ou exploradas de outra forma. Os valores deveriam ser distribuídos da mesma maneira que os direitos autorais da West, cujo contrato estipula números equivalentes para faixas de streaming e vendas físicas de músicas.
O guitarrista e membro fundador do King Crimson, Robert Fripp, falou sobre o assunto em postagem nas redes sociais.
“Esta disputa se arrasta há vários anos de forma desnecessária, em minha opinião. Dois membros da banda que gravou a música até já faleceram nesse meio tempo. Há uma história mais longa a ser contada. Provavelmente ela surpreenderia inocentes, pessoas decentes e comuns que acreditam que alguém é pago de forma equitativa por seu trabalho e no dia de pagamento designado.”
King Crimson e “21st Century Schizoid Man”
“21st Century Schizoid Man” faz parte de “In the Court of the Crimson King”, álbum de estreia do King Crimson, lançado em 1969. A música é um protesto contra a guerra no Vietnã.
Por sua vez, o disco alcançou premiação de ouro nos Estados Unidos e Inglaterra, além de platina no Canadá. É considerado um dos trabalhos referenciais do rock progressivo enquanto gênero.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.