Em entrevista à revista Guitar Player no ano de 2009, David Gilmour foi convidado a revelar o que achava de Eddie Van Halen. Apesar de deixar claro não ser o maior admirador do falecido artista, fez questão de ressaltar seu respeito.
Conforme resgatado pelo Rock Celebrities, o guitarrista do Pink Floyd declarou:
“Encontrei Eddie algumas vezes e sempre me pareceu uma ótima pessoa. Mas devo confessar que não ouço muito Van Halen. De qualquer modo, ele é fantástico. Seus momentos de pura, desenfreada e alegre execução, como fez na faixa de Michael Jackson (‘Beat It’), não podem deixar de fazer você querer pular em uma pista de dança. Ele foi uma grande influência para muitas pessoas, mudou o rock e fez muitos músicos medianos pensarem que eram muito melhores do que realmente eram!”
Em 1985, Gilmour confessou à Guitar Classics ter tentado incorporar algumas técnicas do colega. Sem sucesso.
“Não consigo tocar como Eddie Van Halen. Bem que eu queria. Sentei-me para experimentar algumas de suas ideias e não deu certo. Não sei se algum dia poderia juntar esses estilos diferentes. Às vezes acho que deveria me dedicar mais à guitarra. Eu toco todos os dias, mas não pratico escalas conscientemente nem nada em particular.”
David Gilmour e Eddie Van Halen
Recentemente, David Gilmour completou 76 anos. Em janeiro, ele foi fotografado por sua esposa Polly Samson trabalhando em estúdio.
“Rattle That Lock”, seu disco mais recente, saiu em 2015. O trabalho chegou ao top 10 em 26 paradas internacionais, incluindo a brasileira. Arrematou sete discos de ouro e um de platina. A turnê marcou a primeira passagem do músico por esses lados do planeta.
Eddie Van Halen faleceu no dia 6 de outubro de 2020, aos 65 anos. Ele lutou por anos contra um câncer.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.
Eddie um grande guitarrista e dono de técnicas inéditas… ficará na história do rock por isso apenas… Seu grupo é mt ruim; pop demais… e sem melodias que marcam. Toda vez que um artigo fala sobre ele é com a mesma música… que tem seu maior momento quando ele mostra sua técnica. RIP Eddie.