David Gilmour também era o baixista do Pink Floyd? Segundo Guy Pratt, sim

Não há dúvidas de que David Gilmour é um músico muito talentoso, mas você sabia que além de guitarra e vocais, ele assumia parte das gravações de baixo no Pink Floyd? É, ao menos, o que diz Guy Pratt.

Não há dúvidas de que David Gilmour é um músico muito talentoso. O guitarrista proporcionou um salto de qualidade para o Pink Floyd ao entrar para a banda, no fim da década de 1960, e seguiu impressionando o público com performances históricas.

Além de ter sido o guitarrista e um dos vocalistas do Pink Floyd, ao que tudo indica, Gilmour também era responsável por gravar cerca de 50% das linhas de baixo ouvidas nos álbuns da banda. A revelação foi feita por Guy Pratt, músico de apoio que substituiu Roger Waters após sua saída do grupo, em 1985.

- Advertisement -
Leia também:  O surpreendente diferencial de se trabalhar com Axl Rose, segundo Josh Freese

Guy Pratt não se tornou um membro oficial da banda, mas entrou logo após o lançamento de “A Momentary Lapse of Reason”, em 1987. Ele e se envolveu em todos os projetos até 1994, quando as atividades do grupo foram encerradas.

David Gilmour e o baixo no Pink Floyd

Em entrevista à Rolling Stone, em 2020, Guy Pratt contou que, apesar do papel importante que exercia no processo criativo, Roger Waters não gravou o baixo de diversas músicas do Pink Floyd.

“David tocou metade dos baixos desses álbuns e eu nunca vi Roger como um baixista. Ele era mais como um grande conceitualista.”

E isso é algo ruim, na visão de Guy Pratt? Muito pelo contrário: o baixista reconhece a importância de Waters no processo criativo da banda.

“Eu achava engraçado quando os fãs diziam, tentando me elogiar: ‘você é um baixista tão bom quanto Roger Waters’. Era tipo: ‘bem, obrigado, mas eu prefiro compor o The Wall’.”

Comprova, mais uma vez, que a disputa “quem é melhor entre David Gilmour e Roger Waters” só existe na cabeça de alguns fãs mais bitolados. Os dois são bons músicos e se complementam, assim como o baterista Nick Mason e o tecladista Richard Wright. Não à toa, fizeram história juntos no Pink Floyd.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesDavid Gilmour também era o baixista do Pink Floyd? Segundo Guy Pratt,...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades