A banda The Pocket Gods disponibilizou mil faixas com duração de 30 segundos cada para se beneficiar do método de pagamento do Spotify. O tempo é o mínimo considerado pela plataforma para gerar remuneração, de acordo com suas políticas.
O vocalista Mark Christopher Lee revelou ao iNews que a inspiração veio de um artigo do jornal The Independent que sugeria que o formato da música pop de três minutos poderia estar com os dias contados por conta do serviço de streaming.
“Li o texto e passei a me questionar sobre o motivo de fazer canções mais longas se podemos ser pagos a cada meio minuto. Sendo assim, fizemos mil novas composições. A mais longa tem 36 segundos. Também acaba sendo uma maneira de chamarmos atenção para a questão de pagamentos de royalties mais justos.”
A compilação de faixas se chama “1000X30 – Nobody Makes Money Anymore” (“1000×30 – Ninguém mais ganha dinheiro”). O primeiro single é a música “0.002”, referência às frações de centavos de dólar geradas a cada audição. Mark aproveitou para dar uma cutucada na plataforma e no grande centro de polêmicas recentes.
“Costumávamos ganhar 0.007. Já era uma mixaria, mas ao que parece cortaram ainda mais para poder pagar os US$ 100 milhões ao The Joe Rogan Experience.”
O Spotify desembolsou o valor citado para ter direito a exclusividade sobre o programa de Joe Rogan, que recentemente colocou o serviço de streaming em guerra contra artistas liderados por Neil Young. O motivo é a disseminação de informações mentirosas relacionadas à pandemia, agravado por declarações racistas, machistas e xenófobas do apresentador.
Ouça “1000X30 – Nobody Makes Money Anymore” a seguir, via Spotify.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.