Matt Pike mistura peso e psicodelia na estreia do Pike Vs. The Automaton

Primeiro álbum do projeto conduzido pelo frontman do High On Fire foi composto em parceria com o baterista Jon Reid

O vocalista e guitarrista Matt Pike possui ampla folha corrida de serviços prestados ao som pesado. Com o Sleep e o High on Fire, o músico é referência no stoner/doom, tendo inclusive ganhado um Grammy com a segunda banda em 2019 – na categoria Melhor Performance de Metal por “Electric Messiah”, faixa-título do oitavo e mais recente álbum do grupo, lançado no ano anterior.

Agora, sai o primeiro trabalho do projeto Pike Vs. The Automaton. O trabalho homônimo, que chega pela gravadora MNRK Heavy, foi composto em parceria com o baterista Jon Reid e gravado com o produtor e colaborador de longa data Billy Anderson. Em comunicado à imprensa, Pike comentou a natureza da empreitada.

“Eu estava enlouquecendo durante a pandemia, me sentindo realmente, verdadeiramente miserável. Some a isso todos os tumultos aqui em Portland e toda a merda política. Minha garagem era o único lugar onde podia ir fazer uma jam. Não dava para tocar com o High on Fire, não podia fazer isso, não podia fazer aquilo, ninguém podia voar. Estava ficando louco.

Meu amigo Jon Reid, membro original do Lord Dying, havia se mudado para cá e estava cuidando do meu cachorro Crom e tocando bateria para a banda da minha esposa. Então, já tínhamos seu kit montada na minha casa. Convidei-o para montarmos o projeto e ver no que dava. Fizemos uma demo, como nos tempos de adolescência e tudo fluiu a partir disso.”

- Advertisement -
Leia também:  Beyoncé regrava música dos Beatles em “Cowboy Carter”; saiba qual e possível razão

Musicalmente, há várias características que remetem ao que já conhecemos de Matt. Porém, uma clara veia psicodélica mais forte que o habitual se manifesta, dando espaço para arranjos acústicos criando melodias interessantes – o que pode ser mais facilmente perceptível em “Land”, um dos melhores momentos do play, contando com participação de Brent Hinds (Mastodon).

Antes mesmo da pandemia, Matt Pike já passou um bom tempo afastado dos palcos por conta de problemas com o diabetes, o que lhe causou a perda de parte de um dedo em um dos pés. O High on Fire conseguiu fazer alguns shows no final do ano passado, em uma curta excursão pelos Estados Unidos.

Leia também:  Beyoncé regrava música dos Beatles em “Cowboy Carter”; saiba qual e possível razão

Ouça “Pike Vs. The Automaton” a seguir, via Spotify, ou clique aqui para conferir em outras plataformas digitais.

O álbum está na playlist de lançamentos do site, atualizada semanalmente com as melhores novidades do rock e metal. Siga e dê o play!

Pike Vs. The Automaton – “Pike Vs. The Automaton”

  1. Abusive
  2. Throat Cobra
  3. Trapped In A Midcave
  4. Epoxia
  5. Land
  6. Alien Slut Mum
  7. Apollyon
  8. Acid Test Zone
  9. Latin American Geological Formation
  10. Leaving the Wars of Woe

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioLançamentosMatt Pike mistura peso e psicodelia na estreia do Pike Vs. The...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades