Quando impediram o Led Zeppelin de tocar em Singapura por causa de seus cabelos

Apresentação marcada para o dia 14 de fevereiro de 1972 teve de ser cancelada por motivo peculiar

Com três anos desde o lançamento do primeiro disco, o Led Zeppelin já era um fenômeno em 1972, quando foi convidado a se apresentar em Singapura. Porém, a apresentação que estava marcada para o dia 14 de fevereiro teve que ser cancelada por conta de um motivo muito peculiar: os cabelos longos dos integrantes da banda.

Após conquistar sua independência em 1965, o país impôs uma série de regras de conduta que incluíam normas visuais. A ideia era de que influências da subcultura eram negativas para o desenvolvimento da nação. Quem se recusasse a obedecer, poderia ser preso e ter o cabelo cortado à força, além de ir para o fim da fila nas prioridades de auxílio em serviços do governo.

Norma da época explicando o que é considerado “cabelo grande” em Singapura

A exigência também se aplicava a estrangeiros, que deveriam se adequar ou seriam impedidos de entrar, além de ter seus vistos cancelados. Por conta disso, o grupo acabou adiando o início da turnê que faria por Ásia e Oceania.

Curiosamente, a medida acabou refletindo em dois dias de estadia em Mumbai, Índia, dando início aos flertes com a música local, que teriam grande influência em suas carreiras dentro e fora da banda.

Led Zeppelin e Singapura

Robert Plant se apresentaria em Singapura como artista solo em 2013, mais de três décadas após o banimento da lei. O Led Zeppelin acabou não sendo o único afetado pela medida. Posteriormente, Bee Gees e Cliff Richard também seriam proibidos de adentrar o território.

Hoje, o período em que cabelos compridos eram banidos virou parte do folclore singapurense. Desde 1992, o que não se pode fazer por lá é mascar chiclete – exceto quando há recomendação médica por motivos terapêuticos.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados
Total
47
Share