Segundo álbum do Mr. Big, “Lean into It” foi o trabalho mais bem-sucedido de toda a carreira do grupo. Porém, um artigo pitoresco da obra é sua capa.
A imagem reproduz um acidente ocorrido dia 22 de outubro de 1895, na estação francesa de Montparnasse, quando um trem da linha Paris-Granville descarrilou.
Apesar de nenhum passageiro ter morrido – seis ficaram feridos –, uma mulher que estava na rua foi atingida e veio a óbito. Ela se chamava Marie-Augustine Aguilard e esperava pelo marido, vendedor de jornais que estava recolhendo seus exemplares para trabalhar.
O maquinista da locomotiva foi condenado a dois meses de prisão e multa de 50 francos pela imprudência na velocidade com que chegou ao local.
A horrível capa original
Em entrevista à revista Guitar World, o baixista Billy Sheehan contou que a ideia de usar a foto veio por um mero acaso, enquanto a banda recusava o projeto original para a capa.
“Fomos a um restaurante para conferir a versão original e era simplesmente horrível! Apresentava uma garota vestindo um maiô dos anos 1950 e usando sapatos de salto curto, tipo os de enfermeiras. Ficamos olhando e pensando: ‘O que diabos é isso? Qualquer outra coisa será melhor!’ Na parede estava a foto do acidente de trem, então eu disse: ‘Isso seria melhor’.”
Já o título do disco veio de uma piada um pouco sombria em frente a uma tragédia.
“Um jato de combate caiu em um show aéreo e o motor voou em direção à multidão. Enquanto assistíamos ao noticiário, Pat (Torpey, baterista) me perguntou: ‘O que você faz se estiver no meio da multidão e vir 10 toneladas de motores a jato em chamas e incrustados de combustível indo direto para o seu rosto?’. Eu respondi ‘incline-se (lean into it), é o máximo que você pode fazer’.”
Mr. Big e Lean into It
“Lean into It” chegou ao 15º lugar na parada Billboard 200, ganhando disco de platina nos Estados Unidos, Canadá e Japão, além de ouro na Austrália, Áustria, Alemanha, Suíça e Taiwan. A balada “To Be With You” se tornou o único single de toda a carreira da banda a atingir o número 1 na parada de singles americana.