The Anchoress obteve 750 mil streams em 2021, mas Catherine Davies não ganhou um centavo

Cantora disse em entrevista que definir turnês como "a galinha dos ovos de ouro" do momento é um "grande mito"

A cantora e multi-instrumentista galesa Catherine Davies possui uma carreira conceituada, tendo tocado com nomes como Manic Street Preachers, Simple Minds e Bernard Butler, entre outros. Em 2021, lançou o segundo álbum de seu projeto solo, o The Anchoress.

The Art of Losing” foi escolhido disco do ano pela conceituada revista Prog, além de ter rendido mais de 750 mil streamings nas plataformas de áudio. Porém, nada disso reverteu financeiramente, como a própria revelou à BBC.

“Se os números do streaming fossem vendas, eu teria um disco de ouro na minha parede. Mas não ganhei nada, nem um centavo, por causa da estrutura do contrato com minha gravadora. Houve um pequeno adiantamento, mas não cobriu nem o custo da mixagem.”

- Advertisement -

Dessa forma, Davies acredita que o streaming é uma faca de dois gumes.

“É um caminho para os fãs. Tenho 111 mil inscritos no Spotify e um registro no top 40 este ano, mas não rende. Precisa ser melhor remunerado. Ninguém está fazendo isso para se tornar milionário, mas seria bom poder pagar a hipoteca.”

Turnês salvam?

Ainda durante a entrevista, Catherine Davies classifica como “um grande mito” que as turnês são agora a galinha dos ovos de ouro. Apenas artistas capazes de lotar espaços com capacidades acima de mil pessoas conseguem arrecadar de forma decente.

Leia também:  Blur pode ter feito no Coachella seu último show, diz Damon Albarn

“É um momento muito sombrio. Muitas pessoas deixaram a indústria. Chego a rir, foi meu ano de maior sucesso, mas financeiramente foi devastador. É completamente louco.”

Com mais de 165 milhões de assinantes pagos, o Spotify é a principal plataforma de áudios no momento. O pagamento por música tocada, atualmente, é de 0,003 centavo de dólar.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasThe Anchoress obteve 750 mil streams em 2021, mas Catherine Davies não...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades