Jon Schaffer é oficialmente denunciado à corte federal americana por invasão ao Capitólio

Guitarrista do Iced Earth chegou a ficar três meses preso até aceitar colaborar com investigações

Jon Schaffer, guitarrista e líder do Iced Earth, está entre os integrantes dos grupos extremistas Oath Keepers e Proud Boys que estão sendo processados ​​pelo procurador-geral do distrito de Columbia, Karl Racine. A ação é um esforço para recuperar os milhões de dólares que a cidade gastou para defender o Capitólio, prédio do Congresso dos Estados Unidos, durante o ataque de 6 de janeiro deste ano.

De acordo com a CNN, 31 membros dos grupos são acusados de “conspirar para aterrorizar o distrito”. Seus atos foram chamados de “terrorismo doméstico coordenado”. O processo cita a Lei Ku Klux Klan de 1871, criada após a Guerra Civil para proteger os direitos civis e o estado contra vigilantes e insurrecionalistas.

- Advertisement -

Em entrevista ao Washington Post, Racine ressaltou a importância de fazer com que todos paguem pelos danos que causaram.

“É um prejuízo substancial. Se acontecer de alguém falir ou colocar esses indivíduos e entidades em perigo financeiro, que seja.”

Menção direta a Jon Schaffer

O processo de 84 páginas traz uma descrição específica sobre Jon Schaffer. O músico, que ficou preso por quase três meses até aceitar colaborar com as investigações, é citado como “membro fundador e vitalício dos Oath Keepers”. O texto diz:

“Schaffer foi criminalmente acusado e indiciado por seu papel na perpetração do ataque de 6 de janeiro. Em conexão com uma promessa de cooperar com os investigadores e potencialmente testemunhar em processos criminais relacionados à conspiração para cometer o ataque de 6 de janeiro, Schaffer se declarou culpado de toda a Declaração de Ofensa na ação penal movida contra ele, que incluiu dois crimes: (1) invasão do Capitólio portando arma mortal ou de alta periculosidade e (2) obstrução de um processo oficial do Congresso.”

Leia também:  Slipknot anuncia show intimista na Califórnia para esta quinta (25)

Acordo de confissão

Conforme destacado, Jon Schaffer firmou um acordo de cooperação com o governo em abril de 2021, como parte do acordo judicial que o tirou da cadeia. Embora tenha sido inicialmente acusado de seis crimes, incluindo envolvimento em um ato de violência física e alvejamento policial com spray de pimenta, ele se confessou culpado apenas das duas acusações acima citadas.

Em seu acordo de confissão, o guitarrista do Iced Earth reconheceu que estava em Washington, no dia 6 de janeiro de 2021, para participar do comício “Stop The Steal”. O objetivo do encontro era protestar contra os resultados da eleição presidencial, que os apoiadores de Donald Trump acreditam serem fraudulentos.

Quando a manifestação terminou, Schaffer se juntou a uma grande multidão que marchou até o Capitólio, onde uma sessão conjunta do Congresso certificava os resultados da votação do colégio eleitoral. Eles forçaram a entrada no edifício, interrompendo a reunião e fazendo com que os políticos fossem evacuados. Os manifestantes foram retirados com spray de pimenta.

Leia também:  Steve Morse mantém contato com ex-colegas de Deep Purple? Ele responde

Condições para soltura

Após se declarar culpado, Jon Schaffer foi liberado da pena de reclusão após:

  • Comprometer-se a prestar contas ao tribunal no Distrito Norte de Indiana;
  • Entregar seu passaporte e quaisquer outros documentos de viagem internacional;
  • Aceitar permanecer fora de Washington D.C., exceto para audiências no tribunal e reuniões com advogados (ele ainda poderá viajar dentro dos Estados Unidos avisando previamente às autoridades);
  • Comprometer-se a não portar ou possuir armas de fogo ou dispositivos explosivos, incluindo os de propriedade legal.

Por ter aceito colaborar com as investigações, o artista pode ter seu caso analisado de forma branda pelo juiz responsável.

Jon Schaffer, Oath Keepers e Iced Earth

O grupo regional de Indiana dos Oath Keepers se distanciou de Jon Schaffer após sua prisão. Um representante alegou que ele não fazia parte da iniciativa local.

O comando nacional da organização não comentou sobre a suposta afiliação de Schaffer. O grupo cadastra membros vitalícios mediante pagamento de US$ 1,2 mil.

O Iced Earth não lança um novo álbum desde “Incorruptible”, de 2017. Após o ocorrido no início do ano, a banda inteira se demitiu, exceção ao baterista Brent Smedley. O Demons & Wizards, projeto paralelo que Schaffer tinha com Hansi Kürsch (Blind Guardian), foi encerrado após o vocalista anunciar sua saída. Ambos os grupos perderam contrato com a gravadora Century Media Records.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasJon Schaffer é oficialmente denunciado à corte federal americana por invasão ao...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades