Tina Turner processa cantora de tributo por ser muito parecida com ela

Representantes da veterana dizem que semelhança representada em flyers pode causar confusão em fãs

Tina Turner está processando a cantora americana Dorothea ‘Coco’ Fletcher, radicada na Alemanha. Cinquenta anos mais nova, a intérprete faz parte do tributo Simply The Best.

Os representantes de Tina alegam que Coco se parece muito com ela em pôsteres promocionais, significando que os fãs podem erroneamente pensar que Turner está realmente envolvida na produção.

Dorothea ‘Coco’ Fletcher, à esquerda, atua como cantora tributo a Tina Turner, à direita

A empresa alemã Cofo Entertainment, que representa vários atos de tributo, incluindo imitadores de Elvis, Beatles e Frank Sinatra, é a processada no caso. A equipe de Turner obteve uma vitória prévia quando um tribunal de Colônia decidiu que as postagens poderiam enganar os clientes.

No entanto, os cartazes foram redesenhados e um caso de acompanhamento no Tribunal de Apelações concluiu que o risco de confusão para os clientes em potencial não superava o direito do ato de homenagem à expressão artística.

O caso foi encaminhado ao Tribunal Federal de Justiça da Alemanha.

O que dizem as partes

Kerstin Schmitt, advogado que representa Tina, afirmou que os pôsteres não constituem arte e, na verdade, são apenas propaganda. De acordo com o Daily Mail, Schmitt disse que sua cliente gostaria de decidir quando seu nome e imagem serão usados para fins comerciais.

Brunhilde Ackermann, advogada que representa a Cofo Entertainment, argumentou que o cliente médio esperaria que um tributo a Tina Turner se parecesse um pouco com a artista homenageada.

“Apenas uma pessoa cronicamente estúpida, que olha para tudo superficialmente, confundiria as duas. Essa decisão pode trazer sérias consequências para toda a indústria de tributos”.

Uma sentença definitiva não deve sair antes de fevereiro do ano que vem.

Tina Turner nos dias de hoje

Tina deixou de realizar turnês em 2009. Desde então, fez apenas apresentações em programas televisivos e eventos especiais. Também trabalhou em livros, documentários e um musical sobre sua história.

Mês passado, a artista foi indicada ao Rock and Roll Hall of Fame pela carreira solo. Anteriormente, já integrava a instituição pela obra da dupla Ike & Tina Turner.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados
Total
82
Share