O The Baggios acaba de lançar “Tupã-Rá”, quinto álbum de estúdio de sua carreira, nas plataformas digitais. O trabalho chega por meio do selo Toca Discos.
Com referências ao ato de clarear inclusive no título (Tupã é o deus trovão; Rá é o deus sol), o disco apresenta, de acordo com material de divulgação, “reflexões sobre como o homem se relaciona com o espaço/tempo em meio à abordagens e sonoridades vibrantes, positivas e dançantes”.
“Tupã-Rá” busca reunir influências de sonoridades africanas, como afrobeat e música da Etiópia, e nordestinas ao blues rock tipicamente brasileiro tocado por Julio Andrade (voz, guitarra e produção), Gabriel Perninha (bateria) e Rafael Ramos (teclados). A lista de participações especiais inclui Siba em “Baggios encontra Siba” e Chico César e Cátia de França, ambos em “Barra Pesada”.
Ouça “Tupá-Rá” a seguir, via Spotify.
O novo trabalho do The Baggios encerra a trilogia que se iniciou com “Brutown” (2016) e transitou por “Vulcão” (2018), terceiro e quarto disco, respectivamente. Ambos os trabalhos levaram a banda a ser indicada ao Grammy Latino.
Em nota, a banda comenta sobre os dois registros anteriores:
“Enquanto ‘Brutown’ trazia revoltas e angústias de um cenário urbano tomado pelo caos sócio-político (reflexo de um Brasil em frangalhos com o impeachment de Dilma Rousseff, a tragédia de Brumadinho, por exemplo), o disco seguinte, ‘Vulcão’, representava a fuga para o campo em busca de autoconhecimento e paz por meio de caminhos menos conturbados.”
Por sua vez, “Tupã-Rá” busca, segundo a banda, “compartilha os frutos colhidos das imersões e reflexões daqueles tempos”, em provável reflexão ao momento de pandemia. As músicas foram gravadas entre março e julho deste ano nos estúdios Maca Records e Peixú Estúdio (ambos em Sergipe), com produção do vocalista e guitarrista Julio Andrade. A formação do grupo é completa por Gabriel Perninha (bateria) e Rafael Ramos (teclados).
O material de divulgação pontua:
“‘Tupã-Rá’ traz 12 faixas que oferecem mensagens positivas, de ode à coletividade, da alegria em festejar entre amigos, ser resiliente com esperança e fala em acreditar nas mudanças em dias ainda tão repletos de desafios, preconceitos e ganâncias.”
O álbum está em minha playlist de lançamentos, atualizada semanalmente. Siga e dê o play:
The Baggios – “Tupã-Rá”
- A Chegança
- Avia Menino!
- Barra Pesada (com Chico César e Cátia de França)
- Cura Taio
- Espelho Negro
- Clareia Trevas
- Baggios Encontra Siba
- Deixa Raiar
- Senhor dos Passos
- Chuva
- Digaê!
- Sun Rá
Ficha técnica
- Produzido por Julio Andrade
- Gravado entre março e julho de 2021 nos estúdios Maca Records e Peixú Estúdio, ambos em Aracaju (Sergipe)
- Mixagem e Masterização por Leo Airplane
- Arte da capa: concepção de Julio Andrade, fotografia de Marcelinho Hora e esculturas de Marlon Delano
- Selo: Toca Discos
- Assessoria: Tedesco Mídia
- Booking: Brain Productions Booking
- Todas as músicas compostas por Julio Andrade, exceto “Barra Pesada” (Julio Andrade e Chico César), “Baggios Encontra Siba” (Julio Andrade e Siba), “Chuva” (Julio Andrade e Gabriel Perninha) e “Digaê” (Julio Andrade, Rafael Ramos e Gabriel Perninha)
- Participações especiais: Siba, Chico César e Cátia de França
- Metais nas músicas “Deixa Raiar”, “Chuva” e “Espelho Negro”:André Lima (Trompete), Mario Augusto (Saxofone e flauta), Jeovane Lima (Trombone)
- Percussão nas faixas “Chuva”, “Espelho Negro” e “Deixa Raiar”: Rodrigo Pacato