O Opeth anunciou a saída de Martin Axenrot. O baterista integrava a banda desde 2006, tendo gravado os últimos cinco álbuns de estúdio.
Em nota oficial, o grupo relatou conflitos de interesses com o agora antigo colega, sem elaborar as causas. Foi divulgado ainda que a vaga será ocupada por Sami Karppinen (Therion) ao longo da atual turnê americana, iniciada na última quarta-feira (16) na cidade de Asheville.
“Devido a interesses conflitantes, Martin Axenrot não faz mais parte do coletivo Opeth. Seu substituto para a turnê norte-americana com Mastodon e Zeal & Ardor será o baterista Sami Karppinen. Seu primeiro show será hoje (16 de novembro) no Harrah’s Cherokee Center em Asheville NC.”
O vocalista e guitarrista Mikael Åkerfeldt também se manifestou individualmente:
“Por mais triste que seja não seguir tendo Axe na banda, não estamos em posição de nos demorar em nada que possa nos impedir. Precisamos seguir em frente. Não é preciso dizer que estamos incrivelmente gratos por Sami estar nos ajudando, tornando essa turnê possível e tudo mais. Além disso, ele é realmente incrível!
Todos nós desejamos o melhor para Axe em todos os seus empreendimentos futuros. Ele foi uma parte incrivelmente importante do grupo por muitos anos, e estamos todos com o coração partido porque não deu certo no final. Mas é a vida, eu acho…”
A entrada de Axenrot se deu em substituição a Martin Lopez, que deixou o grupo após se ausentar de turnês devido a problemas de saúde que incluíam ataques de ansiedade. Hoje, Lopez comanda o Soen.
Vídeos do primeiro show com Sami Karppinen (Therion) podem ser conferidos abaixo. O Opeth segue em turnê pelos Estados Unidos com Mastodon e Zeal & Ardor.