Como nasceu “From the Fires”, o EP duplo que expôs o Greta Van Fleet ao estrelato

Trabalho mais vendido da carreira do grupo tinha como ideia "amarrar pontas soltas" do EP de estreia, ampliando leque de influências em seus primeiros anos

O Greta Van Fleet foi formado ainda em 2012, mas sua trajetória ascendente foi iniciada em 2017. No início daquele ano, a banda americana lançou o EP de estreia “Black Smoke Rising”, mas foi seu segundo trabalho, o EP duplo “From the Fires”, que colocou a banda no mapa já no segundo semestre.

“From the Fires” é considerado um EP duplo por conter oito faixas e 32 minutos de duração. Em outros tempos, seria um álbum, mas nos dias de hoje, ganhou tal classificação.

- Advertisement -

Quatro dessas canções já haviam saído no primeiro EP: “Highway Tune”, “Safari Song”, “Flower Power” e “Black Smoke Rising”. As outras quatro foram produzidas especialmente para o lançamento posterior, sendo dois covers – “A Change Is Gonna Come” (Sam Cooke), e “Meet on the Ledge” (Fairport Convention) – e duas autorais: “Edge of Darkness” e “Talk on the Street”.

As pontas soltas do Greta Van Fleet

Em entrevista concedida ainda em 2017 à Go Venue Magazine, os músicos do Greta Van Fleet refletiram sobre a ideia de lançar um EP duplo. O guitarrista Jake Kiszka afirmou que a ideia era explorar o leque de influências que a banda trazia, oferecendo principalmente mais variedade nesse começo de carreira.

“Inicialmente, a ideia do EP e do EP duplo era mostrar nossa amplitude e variedade de material. Essa amplitude também vem dos diferentes períodos de tempo. Estando juntos por 5 anos, há um espectro diferente de músicas compostas nesse período de tempo. De 5 anos atrás, com ‘Highway Tune’, a primeira música que fizemos, para uma sonoridade mais contemporânea no EP duplo, como em ‘Talk on the Street’.”

O baterista Danny Wagner explicou que havia um sentimento de que “faltava algo” no EP “Black Smoke Rising”. Isso levou a banda à ideia de trazer mais material através do lançamento duplo.

“Quando fizemos ‘Black Smoke Rising’, pensamos que simplesmente não estava terminado. Com esse pensamento, compilamos mais 4 músicas que sentimos que cobriam as pontas soltas de ‘Black Smoke Rising’, o que deu origem ao EP duplo ‘From the Fires’.”

Leia também:  A música com acordes de violão e guitarra mais pesquisados, segundo estudo

A mudança vindo em From the Fires

Um dos destaques de “From the Fires” certamente é “A Change is Gonna Come”, cover de Sam Cooke. Aqui, a banda trabalhou com um coral, dando origem a uma faixa diferenciada.

O grupo de canto, na verdade, é composto apenas pelas vozes repetidas de Herschel Boone, backing vocal de Kid Rock que fez amizade com a banda, e sua esposa.

Apesar da conotação política da letra, Jake Kiszka disse ao Pop Matters que “A Change is Gonna Come” não foi gravada por tal motivo. A ideia era apenas propagar o significado geral da canção.

“Acho que a gravamos pela habilidade de ser política, mas também flexível e falar sobre opressão. Principalmente opressão. Foi algo que combinou com os tempos e meio que com a nossa geração, não de uma forma necessariamente política, mas sociológica.

É mais uma música que é meio como ‘Black Smoke Rising’, onde você se mantém firme no frio. É algo que a nossa geração defende, que a mudança vai vir. Então sim, acho que foi um testemunho dessa época.”

Das chamas, o sucesso

A mudança veio. “From the Fires” foi o trabalho que colocou o Greta Van Fleet em evidência. O material obteve ótimos resultados nas paradas de vários países, incluindo Estados Unidos, onde vendeu 500 mil cópias e conquistou disco de ouro. Segue como o trabalho mais vendido do grupo.

Com a fama, vieram as críticas. A banda passou a ser fortemente comparada ao Led Zeppelin e talvez os integrantes tenham piorado a situação ao declararem, em algumas entrevistas, que o grupo de Jimmy Page não era exatamente uma influência.

Leia também:  Os maiores diferenciais do Pearl Jam, segundo o produtor Andrew Watt

Em 2018, ao conversar com o FaceCulture, Jake Kiszka disse:

“Não acho tenhamos percebido antes, em muitos sentidos, as semelhanças que compartilhamos com o Led Zeppelin. Ser comparado a eles é um dos grandes elogios que uma jovem banda pode receber. É uma das maiores bandas da história.

Mas acho que ficamos mais ligados nas semelhanças, porque foi dito e nós precisamos de algum tempo para identificar. Mesmo que não tenha sido uma grande influência para nós, ainda é influente e dá para perceber isso. Mas, no geral, isso não afeta nosso processo de composição.”

Em outra ocasião, o guitarrista apontou suas outras influências.

“Jimmy Page é uma das muitas influências que eu tenho como guitarrista, era parte do plano, mas não era uma intenção direta replicar nada do som do Led Zeppelin com a guitarra. Acho que é porque ouvi muito da Invasão Britânica, muito disso está no meu jeito de tocar. (Eric) Clapton, Jeff Beck, Pete Towshend, esses caras.”

As comparações não devem parar tão cedo, já que realmente é possível perceber a influência. No entanto, a banda pretende seguir um caminho próprio, e “From the Fires” foi o início disso. Depois dele, o grupo já lançou dois álbuns de estúdio: “Anthem of the Peaceful Army” (2018) e “The Battle at Garden’s Gate” (2021).

Por outro lado, o EP duplo ainda detém as músicas mais tocadas da banda nas plataformas de streaming. “Highway Tune” é a líder de plays, com 77 milhões de visualizações no YouTube e 133 milhões de streams no Spotify. Faixas como “Black Smoke Rising” e “Safari Song” também se destacam nessa contagem.

Semelhante ou não ao Led Zeppelin, o Greta Van Fleet estava em grande fase em “From the Fires”. Não dá para negar.

* Texto por André Luiz Fernandes e Igor Miranda, com pauta e edição de Igor Miranda.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesComo nasceu "From the Fires", o EP duplo que expôs o Greta...
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades