Graeme Edge, baterista e membro fundador do The Moody Blues, morre aos 80 anos

Músico, que fez parte de todas as formações da banda, lutou contra um câncer no período final da vida

A família do baterista Graeme Edge, conhecido pelo trabalho com o The Moody Blues, confirmou seu falecimento nesta quinta-feira (11), aos 80 anos. Ele enfrentava um câncer nos últimos meses de vida.

O músico foi um dos membros fundadores e único a participar de todas as formações da banda que o consagrou. Ele se aposentou após a última turnê, realizada em 2018.

- Advertisement -

No mesmo ano, o grupo foi induzido ao Rock and Roll Hall of Fame. Ann Wilson, vocalista do Heart, fez o discurso de introdução na cerimônia.

No Twitter, o baixista e vocalista da formação clássica do grupo, John Lodge, começou sua despedida citando a letra de “The Dream”.

“‘When The White Eagle Of The North Is Flying Overhead…’ Infelizmente, Graeme nos deixou hoje. Para mim, ele sempre foi a águia branca do norte, com sua linda poesia, amizade, amor pela vida e estilo único de tocar bateria. Era o motor do The Moody Blues.”

Leia também:  Gene Simmons faz 1º show solo desde fim do Kiss; veja setlist e vídeos

The Moody Blues e Graeme Edge

Ao longo de sua longeva carreira, iniciada em 1964, o The Moody Blues vendeu mais de 70 milhões de discos, emplacando hits como “Go Now”, “Nights in White Satin”, “Tuesday Afternoon”, “Question”, “Gemini Dream”, “The Voice” e “Your Wildest Dreams”.

Especialistas definem “Days of Future Passed”, álbum lançado pelo grupo em 1967, como o disco pioneiro da história do rock progressivo. Também é visto como um dos primeiros trabalhos conceituais da música pop.

Graeme Edge também teve uma banda com seu nome entre 1974 e 1977, período em que o The Moody Blues esteve parado. Também publicou o livro “The Written Works of Graeme Edge”, com suas poesias, além de letras de músicas e histórias.

Leia também:  Último membro original do Moody Blues, Mike Pinder morre aos 82 anos
ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasGraeme Edge, baterista e membro fundador do The Moody Blues, morre aos...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades