Eric Clapton acusou a Rolling Stone de fazer uma “campanha difamatória” contra ele por causa de suas opiniões polêmicas sobre a vacinação contra Covid-19 e mandados de bloqueio.
O guitarrista conversou com o também antivax Robert F. Kennedy Jr. para uma entrevista apresentada em seu site, The Defender.
“Durante o ano passado, ocorreram muitos desaparecimentos. Pessoas se afastaram de mim. Tem sido um modo de refinar o tipo de amizade que tenho. A mídia tradicional tem colaborado para dificultar a situação.”
Clapton também elogiou Van Morrison, com quem colaborou na música anti-lockdown “Stand and Deliver” em novembro do ano passado.
“Fui inspirado por Van porque foi claro em seu raciocínio: ‘Temos que fazer música para as pessoas’. Ele é um cruzado, ele vê isso como sua vocação. E eu pensei, ‘Isso mesmo, as pessoas não estão realmente familiarizadas com a ideia de que isso é tão importante para a cura quanto qualquer tipo de medicamento. Toda a comunidade tem que estar junto com a música’.”
A oposição vocal aos mandatos da vacina custou-lhe várias amizades, incluindo o bluesman Robert Cray, que cancelou seus planos de fazer turnê conjunta por conta da letra de “Stand and Deliver”, que compara os mandatos da vacina à escravidão. Clapton e Morrison lançaram outra música de protesto colaborativa intitulada “The Rebels” em junho e, em agosto, Eric lançou uma música solo politicamente carregada chamada “This Has Gotta Stop”.
Eric Clapton critica a Rolling Stone
A situação fez com que o passado racista de Eric Clapton voltasse à tona após muitos anos. Recentemente, uma matéria da Rolling Stone revisitou os comentários feitos no palco durante show em 1976, associando à extensão de sua defesa anti-lockdown. Clapton não se sentiu desencorajado.
“Quando percebi que havia uma divisão de caminhos, isso só me deixou determinado. Campanhas injuriosas como a da Rolling Stone tornam-se elogios quando vêm de certas áreas da mídia. É apenas uma afirmação para mim de que tenho feito a coisa certa.”
Recentemente, Eric Clapton completou uma turnê pelos Estados Unidos em locais majoritariamente republicanos, que não exigiam prova de vacinação. Apesar de toda sua campanha, ele se vacinou contra a Covid-19.
Negacionismo
Desde o início da pandemia, Eric Clapton se declarou radicalmente contrário a qualquer tipo de ação que visasse evitar a disseminação da Covid-19.
Após gravar a já mencionada música com Van Morrison, o músico manifestou opiniões ainda mais radicais quando sofreu reações ao receber o imunizante da AstraZeneca. Ele também compartilhou informações falsas sobre a vacinação.
Em meio a tudo isso, o músico confessou que tem sido deixado de lado por amigos e familiares devido a seu posicionamento. Falando ao canal Oracle Films, no YouTube, o guitarrista comentou que se sente relegado a um ostracismo por “pensar diferente” – o que o fez pensar em mudar de país para recomeçar a vida.
“Tentei entrar em contato com colegas músicos. Não ouço mais falar deles. Meu telefone não toca muito. Não recebo mais tantos textos e e-mails, é bem notório. Pensei seriamente sobre sair da Inglaterra com minha família. Vamos viver em outro lugar, começar em outro lugar.”