Pink Floyd relançará “A Momentary Lapse of Reason” com remix 360° e nova capa

Tecnologia de áudio utilizada no processo promete experiência próxima da música ao vivo

O Pink Floyd anunciou um relançamento especial de “A Momentary Lapse of Reason” (1987), seu primeiro álbum sem a presença de Roger Waters. A nova versão, que chega em 19 (digital) e 29 de outubro (formato físico) traz como principais novidades uma nova capa, feita por Aubrey ‘Po’ Powell, e uma remixagem que promete uma experiência sonora diferente.

A edição presente no box set “The Later Years” (2019) foi usada como referência para o relançamento. Há, porém, algumas novidades. A principal delas é o uso da tecnologia 360 Reality Audio, da Sony, na qual o som interage com objetos e promove uma experiência similar à de um show ao vivo. Andy Jackson, Damon Iddins e o vocalista e guitarrista David Gilmour foram os responsáveis pela remixagem.

- Advertisement -

Uma amostra da tecnologia pode ser ouvida em um videoclipe de “Learning to Fly”, com a faixa remixada. O vídeo foi lançado exclusivamente para divulgar a nova versão de “A Momentary Lapse of Reason”.

É preciso estar com fones de ouvido para ter acesso à qualidade do som. Confira abaixo.

Em nota, David Gilmour comenta sobre o relançamento:

“Alguns anos depois de termos gravado o álbum, chegamos à conclusão de que devíamos atualizá-lo para torná-lo mais atemporal, apresentando mais dos instrumentos tradicionais que gostávamos. Também procuramos e encontramos algumas partes do teclado de Richard Wright não utilizadas anteriormente, que nos ajudaram a criar uma nova vibe, um novo sentimento para o álbum.”

Sobre a gravação original do disco, Gilmour declarou:

“O produtor Bob Ezrin trabalhou conosco em ‘The Wall’ (1979) e e em alguns álbuns solo comigo. Aprendi muito com ele. Começamos a trabalhar em músicas que eu vinha escrevendo e, no Natal, sabíamos que estava indo bem. Um dia, eu senti essa ‘coisa’ vindo sobre mim que se tornou ‘Sorrow’. Escrevi cinco versos em uma noite. Fluíram do nada em um daqueles grandes momentos fortuitos que você reconhece mais tarde como tendo sido muito valiosos. Eu sabia que estávamos indo bem e que isso iria funcionar.”

O baterista Nick Mason, por sua vez, declarou:

“Acho que esse relançamento leva o álbum de volta no tempo e aproveitar a oportunidade para criar um som um pouco mais aberto – utilizando algumas das coisas que aprendemos tocando o disco em duas longas turnês. Gostei de regravar faixas de bateria com tempo de estúdio ilimitado. ‘Momentary Lapse’ foi gravado sob considerável estresse e restrições de tempo e, de fato, parte da mixagem final foi feita ao mesmo tempo que os ensaios para a próxima turnê. Também foi bom ter a oportunidade de aprimorar um pouco do trabalho de Rick.”

Leia também:  14 bandas que você nunca ouviu falar, mas que lançaram boas músicas hoje (19/04)

“A Momentary Lapse of Reason – Remixed & Updated” será lançado em todos os formatos físicos e plataformas digitais. O material virá com uma capa diferente, que utiliza a mesma foto feita por Storm Thorgerson, mas retrabalhada por Aubrey ‘Po’ Powell. Ambos são da empresa Hipgnosis, famosa pela parceria com o Pink Floyd em diversos álbuns.

Sobre a capa atualizada, Aubrey Powell explicou:

“Eu estava procurando atualizar a imagem icônica das 500 camas que meu parceiro na Hipgnosis, Storm Thorgerson, produziu. Ao olhar os arquivos, descobri uma versão em que o mar estava invadindo o set, pouco antes de Storm encerrar a cena com medo de perder todas as camas. Eu também queria fazer algo mais com o ultraleve. Não havia fotos do avião em close-up, então, procurei uma que fosse semelhante, mas branca, e pedi a Peter Curzon para retocar a fuselagem com a cor certa – vermelho – e então remover o ultraleve na imagem em uma posição inicial.”

O single está em minha playlist de lançamentos, atualizada sempre às sextas-feiras. Siga e dê o play:

Leia também:  Pearl Jam lança o single “Wreckage” dois dias antes de novo álbum

Pink Floyd – “A Momentary Lapse of Reason – Remixed & Updated”

  1. “Signs of Life”  
  2. “Learning to Fly”            
  3. “The Dogs of War”        
  4. “One Slip”         
  5. “On the Turning Away”               
  6. “Yet Another Movie”   
  7. “Round and Around” (instrumental)
  8. “A New Machine (Part 1)”
  9. “Terminal Frost” (instrumental)
  10. “A New Machine (Part 2)”
  11. “Sorrow”
ESCOLHAS DO EDITOR
InícioLançamentosPink Floyd relançará "A Momentary Lapse of Reason" com remix 360° e...
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades