Don Everly, o último dos Everly Brothers, morre aos 84 anos

Ao lado do irmão Phil, músico fez história em um dos primeiros projetos a unir country e rock de forma mais notória

Morreu aos 84 anos o músico Don Everly, famoso pelo trabalho de longa data com o Everly Brothers. A causa do óbito não foi informada, mas um comunicado oficial confirma que o artista nos deixou no último sábado (21).

O texto, divulgado por familiares de Don para o Los Angeles Times, pontua:

“Don vivia conforme o que sentia em seu coração. Ele expressava sua admiração pela capacidade de viver seus sonhos: viver apaixonado por sua alma gêmea e esposa, Adela, e compartilhar a música que o tornou um Everly Brother. Don sempre expressou como era grato por seus fãs.”

- Advertisement -

Don Everly e os Everly Brothers

Nascido em 1º de fevereiro de 1937, em Brownie, Kentuchy, nos Estados Unidos, Don montou os Everly Brothers ao lado do irmão mais novo, Phil, vindo em 1939 e falecido em 2014. Os dois deram início a uma carreira na música ainda nos anos 50, lançando suas primeiras músicas na segunda metade da década.

Leia também:  Morre Vinicius Neves, apresentador do “Stay Heavy” e vocalista do About2Crash

Emplacaram logo de cara, em 1957, com os singles “Bye Bye Love” e “Wake Up Little Susie”, e emplacram uma série de hits até o início da década de 1960 – “Cathy’s Clown”, provavelmente, o maior deles.

Em 1961, a popularidade dos Everly Brothers começou a cair paulatinamente nos Estados Unidos após eles se alistarem para a Marinha. Acabaram tendo outros problemas para resolver, como abuso de drogas e disputas judiciais com o empresário Wesley Rose.

Phil e Don Everly continuaram a lançar hits fora do território americano, mas não emplacaram mais em seu país natal. Já na década de 1970, o Everly Brothers, enquanto projeto, chegou ao fim e cada um dedicou-se à sua carreira solo. A dupla retomou atividades em 1983, encerrando em 2005.

Leia também:  Saiba ator que deve fazer Bruce Springsteen em cinebiografia sobre “Nebraska”

Os Everly Brothers estão, certamente, entre os artistas mais influentes da música pop americana e até mundial. Cantores disciplinadíssimos, Don e Phil eram famosos por suas harmonias vocais, inseridas em canções que mesclavam country, rock and roll e rockabilly, entre outros elementos.

A dupla é citada como influência por nomes como Beatles (que se chamavam de “os Everly Brothers britânicos”), Simon & Garfunkel, Rolling Stones, Beach Boys, entre vários outros. Até mesmo artistas mais contemporâneos, como Norah Jones e Green Day, mencionam o trabalho de Don e Phil como essencial para o desenvolvimento de suas próprias obras.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasDon Everly, o último dos Everly Brothers, morre aos 84 anos
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades