A pandemia pode ter acabado com o Aerosmith. Essa é, ao menos, uma possibilidade levantada pelo guitarrista Brad Whitford, que apontou a idade avançada dos integrantes da banda como um complicador para a sequência das atividades.
Atualmente, todos os músicos do Aerosmith têm entre 69 e 73 anos. O mais velho é justamente o vocalista Steven Tyler, que ainda se mostra bastante disposto em cima dos palcos.
Além disso, alguns membros tiveram problemas de saúde nos últimos anos. O também guitarrista Joe Perry foi quem mais sofreu, pois sofreu dois colapsos durante shows em 2016, com o Hollywood Vampires, e 2018, em participação com Billy Joel.
Diante desse cenário, Brad Whitford apontou que o Aerosmith pode não retornar aos palcos depois que os shows estiverem liberados. A reflexão foi feita em entrevista ao canal de Joe Bonamassa no YouTube, com transcrição do Blabbermouth.
Inicialmente, ele comentou:
“Tentaram planejar uma turnê na Europa ano passado e estão falando sobre o próximo ano. É algo improvável no momento. Nada vai acontecer por muito tempo. Às vezes, não tenho certeza do que meus parceiros estão pensando quando acham que isso vai acontecer.”
Em seguida, o guitarrista destacou que a turnê europeia pode ser ainda mais complicada por outro fator: a saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit).
“Há outra coisa interessante sobre ir para a Europa agora por causa do Brexit: é muito mais difícil conseguir vistos de trabalho por causa disso. Isso vai ser outro pesadelo.”
Dessa forma, Whitford tem demonstrado estar reticente com o futuro do Aerosmith:
“Tenho minhas dúvidas sobre o Aerosmith realmente se apresentar novamente neste momento, porque a idade está se tornando um fator real.”
Queen, como Aerosmith, também cogita parar
Como o Aerosmith, o Queen, em sua encarnação com o vocalista Adam Lambert, também não tem suas atividades garantidas para depois da pandemia. O guitarrista Brian May falou ao jornal Daily Star sobre a situação:
“As coisas não parecem boas no momento, está difícil. […] Existe uma possibilidade de nunca mais sermos capazes de fazer (turnês) de novo. As pessoas precisam encarar que isso é possível, o vírus é muito esperto e está evoluindo mais rápido do que podemos levantar nossas defesas. Nós adiamos nossa grande turnê na Europa e Reino Unido de novo – vai ser em 2022. Espero que eu ainda esteja vivo para fazê-la!”