Fabiano Negri volta a gravar e lança o EP ‘Reborn’; ouça e leia resenha

O vocalista e multi-instrumentista Fabiano Negri, de Campinas (SP), lançou um novo EP nesta sexta-feira (29). Intitulado 'Reborn', o material chega a público por meio da gravadora americana Big Can Productions.

O vocalista e multi-instrumentista Fabiano Negri, de Campinas (SP), lançou um novo EP nesta sexta-feira (29). Intitulado ‘Reborn’, o material chega a público por meio da gravadora americana Big Can Productions.

O material apresenta um retorno da carreira de Fabiano Negri, conhecido no cenário hard rock nacional por trabalhos com as bandas Rei Lagarto e Dusty Old Fingers, à produção fonográfica. O cantor havia anunciado que o álbum ‘The Fool’s Path‘, lançado em 2020, seria o último de sua carreira.

- Advertisement -

Em nota, Negri explica que foi convidado a lançar um novo álbum pela Big Can Productions, o que o fez voltar atrás em sua decisão de não lançar mais álbuns.

“Estava realmente cansado de produzir novo material e não sair do lugar. Tinha tudo decidido e estava convencido de que seria este o melhor caminho. Entretanto, 2020 apareceu para virar a vida de todos nós de ponta cabeça, não é verdade? Um recém lançado selo norte-americano, chamado Big Can Productions, me abordou para firmarmos um acordo e para produzirmos um novo álbum solo fora do Brasil. Topei na hora e comecei a pensar no disco.”

‘Reborn’ é o primeiro dos dois EPs que compõem o álbum, que traz 11 faixas ao todo. O material disponibilizado nesta sexta (29) conta com cinco músicas, além de uma versão acústica de uma delas. Em algum momento do meio de 2021, as outras canções serão divulgadas.

Negri foi o responsável por compor todas as músicas, gravar todos os instrumentos e as vozes, além de mixar e masterizar as tracks em seu estúdio caseiro. Há apenas a participação de seu filho, Ian, no baixo e percussão de ‘Gazing’, a terceira da tracklist.

Ouça o EP ‘Reborn’ abaixo, via Spotify, e clique aqui para comprar o CD. Confira breve resenha na sequência.

Resenha: Fabiano Negri renasce e convence no EP ‘Reborn’

Concluí a minha não tão positiva avaliação sobre ‘The Fool’s Path‘, em abril do ano passado, dizendo: “espero que (este) não seja o passo final do caminho do tolo”. Deixando de lado questões pessoais que motivaram a decisão de Fabiano Negri na época, digo que tolice, mesmo, seria parar por ali. E que bom que minha expectativa se converteu em realidade.

Negri acabou reconsiderando e voltou a produzir álbuns, agora com o suporte de uma nova gravadora. Era, provavelmente, o apoio que ele precisava, já que ‘The Fool’s Path’ seria o disco derradeiro de sua trajetória devido à falta de incentivo e de resultados palpáveis em seus mais de 25 anos como artista independente.

Diante disso e do próprio resultado obtido com essa volta, dizer que ‘Reborn’ é um trabalho de renascimento para a carreira de Fabiano Negri soa como um clichê necessário. Em minha opinião, a audição do novo EP é bem mais satisfatória que a do álbum anterior.

Chama atenção o tom positivo que várias músicas de ‘Reborn’ possuem. As canções trazem melodias bem abertas, prendendo o ouvinte justamente por essa característica. Além disso, mesmo com as restrições em estrutura de gravação – Fabiano fez tudo sozinho em seu estúdio caseiro, vale lembrar -, os volumes e timbragens foram melhor trabalhados desta vez.

A faixa de abertura, ‘Inside Out’, convence logo pelo refrão, posicionado estrategicamente para iniciar a música. Traz, ainda, a melhor performance vocal de Fabiano ao longo do material – provavelmente mais à vontade pela abordagem hard rock da canção. ‘In the Face of Desire’, por sua vez, tem um groove diferenciado como seu principal elemento. Além disso, a estrutura da música é envolvente: a ponte “calminha” que cai em um refrão “pancada” foi a grande sacada por aqui.

‘Gazing’, a faixa que traz o filho Ian no baixo e percussão, tem uma melodia gostosa e uma pitadinha gospel que caiu bem. O único ponto que não me cativou tanto é que a canção parecia pedir vocais e solo de guitarra mais sutis, delicados. Ainda assim, boa música.

Na sequência, ‘Ready to Go’ tem veia totalmente hard rock e remete aos tempos de Negri com suas bandas anteriores. Como um “tapa na cara”, é o momento heavy que a tracklist estava pedindo. A faixa-título, que encerra a audição, é uma bela balada conduzida por piano e pincelada por outros instrumentos de orquestra ao fundo, elementos que formam um bom casamento com os vocais emotivos e o solo repleto de feeling.

No geral, além de apresentar boas músicas, este primeiro EP cria expectativa para o segundo, que completa o álbum. Resultado acima da média.

Como nem tudo são flores, mantenho o desejo, já expresso no texto sobre ‘The Fool’s Path’, de ouvir as composições de Fabiano Negri melhor gravadas, com uma estrutura proporcional a seu talento. Dá para ver que essas canções poderiam crescer ainda mais com o apoio de uma boa produção externa.

Todavia, além de esse ponto estar parcialmente corrigido em ‘Reborn’, entendo que não é coerente exigir isso de um artista que havia deixado de gravar discos justamente porque produzia material e não saía do lugar. E, no fim das contas, isso não comprometeu a audição do novo EP – que é bom e merece sua atenção.

Fabiano Negri – EP ‘Reborn’

1. Inside Out
2. In the Face of Desire
3. Gazing
4. Ready to Go
5. Reborn
6. Reborn (acoustic)

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioResenhasFabiano Negri volta a gravar e lança o EP 'Reborn'; ouça e...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades