System of a Down lança duas músicas inéditas, as primeiras em 15 anos; ouça

O System of a Down lançou, de surpresa, nesta sexta-feira (6), duas músicas inéditas intituladas 'Protect the Land' e 'Genocidal Humanoidz'. As faixas foram liberadas como forma de conscientização - e arrecadação de fundos - após os ataques sofridos contra a Armênia, promovidos pelo Azerbaijão e Turquia.

O System of a Down lançou, de surpresa, nesta sexta-feira (6), duas músicas inéditas intituladas ‘Protect the Land’ e ‘Genocidal Humanoidz’. As faixas foram liberadas como forma de conscientização – e arrecadação de fundos – após os ataques sofridos contra a Armênia, promovidos pelo Azerbaijão e Turquia.

O vocalista Serj Tankian já fala sobre esse assunto há um bom tempo e chegou a conceder uma entrevista ao noticiário brasileiro ‘Jornal da Globo’ para comentar o tema.

- Advertisement -

Os conflitos ocorrem há anos em Nagorno-Karabakh (Artsakh), território separatista que é disputado por Armênia, de maioria cristã, e Azerbaijão, com mais muçulmanos. A região está no Azerbaijão (por determinação da União Soviética, que influenciava os dois países), mas tem moradores e governantes armênios há muito tempo.

A disputa ganhou caráter bélico entre 1988 e 1994, deixando 30 mil mortos, mas foi cessada. Em 2016, foi retomada por quatro dias de ataques e a situação apenas piorou. Após um novo cessar-fogo no ano em questão, os ataques foram retomados no último mês de setembro.

Agora, os músicos do System of a Down se reuniram e trabalharam juntos em material inédito pela primeira vez desde o álbum ‘Hypnotize’ (2005) para produzir os singles ‘Protect the Land’ e ‘Genocidal Humanoidz’. A banda destacou, em nota, que os fãs podem ouvir as canções em suas plataformas prediletas, mas encorajou a todos que façam o download pago das faixas, por meio do Bandcamp oficial deles, pois a renda será destinada ao Armenia Fund.

Leia também:  Pearl Jam lança o single “Wreckage” dois dias antes de novo álbum

‘Protect the Land’ foi composta pelo guitarrista Daron Malakian para o próximo álbum de sua outra banda, o Scars on Broadway. Já ‘Genocidal Humanoidz’ foi composta há aproximadamente 4 anos, quando Malakian, o baterista John Dolmayan e o baixista Shavo Odadjian se juntaram para uma jam em estúdio que gerou várias músicas inéditas – e só não foram gravadas porque Serj Tankian não quis trabalhar em um novo álbum naquele momento.

Ouça as músicas a seguir:

‘Protect the Land’ (videoclipe)

‘Genocidal Humanoidz’

O que dizem os músicos do System of a Down

John Dolmayan, responsável pelo pontapé inicial da reunião para produzir material inédito, comentou:

“Eu mandei uma mensagem para eles dizendo: ‘não importa como nos sentimos uns pelos outros, não importa quais questões do passado permaneçam, precisamos colocar tudo de lado porque isso é maior do que System of a Down e maior do que todos nós. Precisamos fazer algo para apoiar nosso povo’.”

Serj Tankian, por sua vez, declarou:

“A agressão e injustiça perpetrada contra o povo armênio em Artsakh e na Armênia pelo Azerbaijão e pela Turquia é uma violação dos direitos humanos e um crime de guerra. Todos nós no System of a Down notamos que esta é uma batalha existencial para nosso povo, então é muito pessoal para nós. O que precisamos agora é que o mundo coloque a política de lado e apoie a Armênia sancionando a Turquia e o Azerbaijão e reconhecendo Artsakh.”

A música ‘Protect the Land’ ganhou um videoclipe, que teve Shavo Odadjian como produtor-executivo. Ele afirma:

“Eu queria mostrar a unificação de nosso povo ao redor do mundo por uma causa comum, ilustrando o poder dos números, então reunimos pessoas de todas as idades e profissões que acreditam e lutam pela mesma causa. Uma coisa é ter uma ideia, mas vê-la ganhar vida, como aconteceu com este vídeo, foi simplesmente incrível.”

Em entrevista à ‘Rolling Stone’, Daron Malakian declarou:

“Se não fizermos isso, não haverá nenhuma outra grande banda de rock armênia que faça. Não há tantas celebridades armênias assim por aí que estejam dispostas a fazer isso. É uma espécie de dever. Nos reunimos porque nosso país precisa de nós, não necessariamente porque estamos muito empolgados para fazer uma música do System of a Down.”

Leia também:  14 bandas que você nunca ouviu falar, mas que lançaram boas músicas hoje (19/04)

As duas novas músicas do System of a Down estão em minha playlist de lançamentos, atualizada semanalmente. Siga e dê o play:

* Foto da matéria: Clemente Ruiz / divulgação

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioLançamentosSystem of a Down lança duas músicas inéditas, as primeiras em 15...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades