Black Pantera divulga EP audiovisual ‘Capítulo Negro’ no Dia da Consciência Negra

O Black Pantera, power trio de Uberaba (MG), lançou seu EP audiovisual 'Capítulo Negro', com três releituras, por meio da Deck, nesta sexta-feira (20). A data escolhida pela banda é a mesma que marca o Dia da Consciência Negra no Brasil.

O Black Pantera, power trio de Uberaba (MG), lançou seu EP audiovisual ‘Capítulo Negro’, por meio da Deck, nesta sexta-feira (20). A data escolhida pela banda é a mesma que marca o Dia da Consciência Negra no Brasil.

Charles Gama (guitarra e voz), Chaene da Gama (baixo) e Rodrigo Pancho (bateria) escolheram três músicas com discurso forte para releituras. São elas: ‘Identidade’ (Jorge Aragão), ‘Todo Camburão tem um Pouco de Navio Negreiro’ (O Rappa) e ‘A Carne’, conhecida na voz de Elza Soares.

- Advertisement -

Ouça ‘Capítulo Negro’ a seguir, via Spotify, ou clique aqui para acessar em outra plataforma de streaming.

O baterista Rodrigo Pancho conta, em material de divulgação, que ‘Identidade’ fez parte de sua adolescência:

“Comecei aos 14 anos tocando percussão e Jorge Aragão na época era uma grande referência. Quando surgiu a oportunidade de fazer esse trabalho, fiz questão de incluir essa canção.”

Chaene da Gama, por sua vez, fala sobre a letra de ‘Todo Camburão tem um pouco de Navio Negreiro’:

“Apesar de ser uma música de 1994, ela é atemporal e remete à atualidade, se tornando ainda mais urgente com o aumento da violência racial por parte da polícia, do estado e da sociedade como um todo. É um marco na nossa carreira fazer uma releitura de uma canção como essa.”

‘A Carne’, que já faz parte do repertório do Black Pantera, fecha o EP, conforme destacada Charles Gama:

“Alguns anos atrás, fomos convidados para tocar num festival no Dia da Consciência Negra e pediram que a gente escolhesse uma música que representasse a data. Escolhemos essa, muito emblemática, adaptamos ao nosso estilo e acabamos incluindo nos shows.”

O tema das músicas também foi utilizado como fio condutor de um curta de 12 minutos, dirigido por Leonardo Ramalho (Pajé Filmes), que já fez anteriormente os clipes de ‘Punk Rock Nigga Roll’ e ‘I Can’t Breathe‘. O ator Edson Militão participa dos três atos, cada um com a trilha de uma das canções que compõe o EP. Assista a seguir:

Atualmente, a banda trabalha em seu terceiro álbum de estúdio, a ser lançado em breve pela Deck. O primeiro álbum do trio, intitulado ‘Project Black Pantera’, foi divulgado em novembro de 2015. Em 2018, o segundo trabalho de inéditas foi chegou a público: ‘Agressão’.

‘Capítulo Negro’ está representado em minha playlist de lançamentos, atualizada semanalmente. Siga e dê o play:

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioLançamentosBlack Pantera divulga EP audiovisual 'Capítulo Negro' no Dia da Consciência Negra
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades