Destaque Listas Notícias

Quais os álbuns de rock mais vendidos da década de 2010 nos EUA


A Billboard, responsável pelas paradas que mensuram as vendas dos Estados Unidos, revelou uma lista que traz os álbuns de rock mais vendidos da década de 2010. Os dados correspondem apenas aos EUA, mas a contagem mundial deve ter indicadores próximos a este, já que o mercado americano é o maior e mais importante na indústria fonográfica.

Fãs de bandas mais tradicionais de rock vão estranhar os nomes que ocupam as primeiras posições. Twenty One Pilots, com “Blurryface”, ocupa a primeira posição com estimativa de 1,7 milhão de cópias vendidas nos Estados Unidos. Mumford & Sons (“Sigh No More”) e Imagine Dragons (“Night Visions”) aparecem, respectivamente, no pódio.

O quarto lugar é ocupado pela coletânea da trilha sonora do filme “Guardiões da Galáxia Vol. 1”, que reúne vários clássicos da década de 1970, indo de David Bowie a Jackson 5. Outros artistas, como Lorde e Panic! at the Disco, que estão bem distantes do rock, também figuram no top 10.

Nomes mais próximos do rock em sua forma tradicional começam a aparecer nas colocações seguintes. São eles: Black Keys, com “Brothers” e “El Camino” nas posições de número 13 e 18; Elton John, com “Diamonds” em 15°; Queen, com “Greatest Hits” em 16°; e Arctic Monkeys, com “AM” em 19°.

Chama atenção, inclusive, que “Brothers” tenha ficado na frente de “El Camino” no levantamento geral. Por outro lado, ao analisar os dados, percebe-se que os dois discos tiveram vendagens semelhantes nos Estados Unidos, mas o segundo conquistou repercussão maior em outros países do mundo.

A partir daí, a listagem fica mais diversa, com a trilha sonora de “Bohemian Rhapsody” em 23°; Disturbed, com “Immortalized” em 24°; Journey, com “Greatest Hits” em 27°, Nickelback, “Dark Horse”, em 28°; Metallica, com “Hardwired… To Self-Destruct” em 32°; Linkin Park, com “A Thousand Suns” em 39°; Skillet, com “Awake” em 40°; e Foo Fighters, com “Wasting Light” em 50°, entre outros.

Como os critérios não são bem claros, o levantamento deve ser considerado com certa desconfiança. Ainda assim, serve como termômetro para indicar quais álbuns mais repercutiram durante o período.

O top 50 completo pode ser conferido clicando aqui. Nos próximos meses, a Billboard revelará quais os artistas de rock mais populares da década de 2010.


Igor Miranda
Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Escreve sobre música desde 2007. Atualmente, é redator do Whiplash.Net, o maior site sobre rock e heavy metal do Brasil. Também é editor-chefe da revista e site Guitarload, para guitarristas, e redator do site Revista Cifras, a página editorial do portal Cifras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *