Whitesnake divulga seu 13° álbum, Flesh & Blood; ouça

O Whitesnake lançou, nesta sexta-feira (10), seu 13° álbum de estúdio e 12° de músicas inéditas. O trabalho, intitulado “Flesh & Blood”, chega por meio da Frontiers Music Srl, com versão em CD nacional pela Hellion Records.

“Flesh & Blood” marca a estreia do guitarrista Joel Hoekstra e do tecladista Michelle Luppi em um trabalho autoral do Whitesnake. Hoekstra chegou a participar de “The Purple Album” (2015), registro com covers de Deep Purple. Também é o primeiro trabalho em que David Coverdale compõe junto do guitarrista Reb Beach, que integra a formação desde 2002, mas não trabalhava na parte autoral.

- Advertisement -

A produção de “Flesh & Blood” passou por problemas e o lançamento chegou a ser adiado em praticamente um ano. Além de questões “técnicas durante a mixagem”, apontadas pela Frontiers, o vocalista David Coverdale ficou muito doente no ano de 2017, devido a uma gripe H3. Para se ter uma ideia do atraso, o clipe de “Shut Up & Kiss Me” está gravado desde março de 2018, mas só foi lançado neste ano.

Novo disco ‘Flesh & Blood’ será ‘o melhor do Whitesnake’, diz Coverdale
‘Flesh & Blood’ tem música pensada para disco com Jimmy Page
David Coverdale diz que tentou se aposentar mais do que Frank Sinatra
135 álbuns de rock e metal que lançados em maio de 2019
Festival em SP é confirmado com Scorpions, Whitesnake, Megadeth e Europe
Rock in Rio 2019 confirma Whitesnake, Tenacious D e mais

Leia também:  Documentário sobre os Beach Boys é anunciado para o Disney+

Apesar dos problemas em sua produção, “Flesh & Blood” agrada em sua proposta. Não é um trabalho novo, o que pode decepcionar os fãs que se surpreenderam com o caráter mais inventivo de “Good To Be Bad” (2008) e “Forevermore” (2011), mas, sim, um reforço da fórmula que foi desenvolvida nesses dois álbuns.

As guitarras

A grande diferença entre “Flesh & Blood” e os últimos dois trabalhos é a ausência do guitarrista Doug Aldrich, que, antes, compunha todo o material com David Coverdale. Agora, Reb Beach e o substituto de Aldrich, Joel Hoekstra, assumiram a posição de criar o material ao lado do vocalista.

Por contar com dois guitarristas com passagens por bandas consagradas do hard rock oitentista (Reb Beach fez fama no Winger e Joel Hoekstra tocou por quase uma década no Night Ranger, além de participar do musical “Rock Of Ages”), o novo álbum do Whitesnake ganhou um tempero que remete, um pouco, aos álbuns “1987” (1987) e “Slip Of The Tongue” (1989). As guitarras estão mais cortantes e os teclados de Michelle Luppi, muito aproveitado nos backing vocals, também marcam presença, já que ele se tornou um integrante fixo do grupo, ao contrário do antecessor Timothy Drury.

A abordagem de Reb Beach também fez com que o trabalho de guitarras se apresentasse mais fluido e solto, com arranjos elaborados, que aproveitam os dois responsáveis pelo instrumento. Antes, o ótimo Doug Aldrich ficava responsável por tudo e Beach acabava sendo pouco aproveitado.

Leia também:  Como Slash fez Demi Lovato cantar “Papa Was a Rollin’ Stone”

E o hit?

O ponto negativo de “Flesh & Blood” é a falta de uma música com potencial de hit, algo que o Whitesnake apresenta até em seus álbuns mais recentes. Enquanto “Good To Be Bad” tem a icônica faixa título e “Forevermore” possui a ótima “Love Will Set You Free”, o novo álbum não apresenta nenhuma faixa que possa sobreviver no repertório dos shows. “Shut Up & Kiss Me” até poderia ser essa canção, mas não tem o mesmo impacto das outras citadas.

Ainda assim, há alguns destaques interessantes no disco. Além da citada “Shut Up & Kiss Me”, o álbum apresenta “Gonna Be Alright”, feita por David Coverdale para um possível segundo trabalho com Jimmy Page – o que nunca aconteceu -, a semi-balada “Always & Forever”, a arrastada “Heart Of Stone” e a envolvente “Get Up”.

“Flesh & Blood” é menos pretensioso e soa como um trabalho divertido, seja para os fãs, seja para os músicos que o gravaram. Ouça no player a seguir, via Spotify:

Veja, a seguir, a capa e a tracklist de “Flesh & Blood”:

1. Good To See You Again
2. Gonna Be Alright
3. Shut Up & Kiss Me
4. Hey You (You Make Me Rock)
5. Always & Forever
6. When I Think Of You (Color Me Blue)
7. Trouble Is Your Middle Name
8. Flesh & Blood
9. Well I Never
10. Heart Of Stone
11. Get Up
12. After All
13. Sands Of Time

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasWhitesnake divulga seu 13° álbum, Flesh & Blood; ouça
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades