Site de crowdfunding PledgeMusic suspende campanhas e complica bandas

O PledgeMusic, site especializado em projetos de crowdfunding (financiamento coletivo) para bandas e músicos, anunciou a suspensão de todas as campanhas e pré-vendas. A novidade foi divulgada pela empresa, em nota, nas redes sociais, bem como em e-mail enviado a todos os artistas.

A plataforma, conhecida por conectar os músicos diretamente com os fãs por meio de suas campanhas, afirmou que a ação era “o mais apropriado” a se fazer em meio a uma crise vivenciada pela empresa. Desde o ano passado, os administradores do site têm se complicado para pagar as contribuições recebidas por cada artista.

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“Especialmente para os artistas: sabemos que cada centavo é vital para seu projeto. […] Estamos nos reunindo com várias partes interessadas sobre parcerias ou até venda da PledgeMusic. Caso tenhamos sucesso, as conversas podem chegar a uma transação que nos ajudaria a cumprir todas as obrigações contratuais”, diz, em nota, o PledgeMusic, que pediu paciência a todos.

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Desde então, diversos artistas têm pedido para que os fãs cancelem as contribuições feitas pelo PledgeMusic, já que o dinheiro ficará retido. Um dos nomes mais notáveis a fazer essa solicitação a seus admiradores foi o Queensrÿche, que promoveu a pré-venda de seu novo álbum, “The Verdict”, por meio da plataforma – o disco está com o lançamento mantido para o dia 1° de março.

“Nenhum pedido será atendido”, explica o Queensrÿche, pelas redes. “O site não mais o dinheiro, então, não há mais como bancar os custos de fabricação – e já passamos dos US$ 70 mil. Eles não estão assumindo campanhas e nem estão nos respondendo”, completou a banda, que reforçou a dica: os fãs devem cancelar seus pedidos no PledgeMusic, alegando que a campanha foi cancelada.

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O Queensrÿche garantiu que “The Verdict” será lançado em todas as plataformas, por meio da gravadora Century Media Records, e que apenas a pré-venda foi afetada. No entanto, diversos outros artistas com menor estrutura tiveram seus trabalhos afetados com a suspensão das campanhas.

Nos últimos anos, nomes como Judas Priest, Sum 41, Culture Club, Marillion, “Weird Al” Yankovic, Dweezil Zappa, Black Veil Brides, Weezer, Interpol, Sevendust, Devin Towsend e Apocalyptica, entre outros, lançaram álbuns ou fizeram campanhas de pré-venda por meio da plataforma.

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Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

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