O guitarrista Ralph Santolla (Deicide, Iced Earth, Obituary, Death) morreu nesta quarta-feira (6), aos 48 anos. O músico estava em coma desde o ataque cardíaco que sofreu no mês passado.
Internado no hospital St. Joseph em Tampa, Flórida, nos Estados Unidos, Ralph Santolla teve os seus aparelhos desligados após comum acordo entre seus familiares. Por meio de uma publicação no Facebook, a mãe do músico, Sue Santolla-Rocha, disse que Ralph “está feliz e em paz, no céu”.
“Quero começar seu dia com um pouco de humor. Minha mãe maravilhosa e avó de Ralph faleceu há três anos. Um dos meus amigos, Fred Parker, estava tentando me consolar e disse que Ralph tocaria uma música para a avó dele… apenas ri visualizando Ralph tocando heavy metal para sua Nannie. Meu Deus… seria tão engraçado”, publicou. “Amo meu filho mais do que qualquer um possa imaginar. Meu coração está partido, mas sei que ele me amava incondicionalmente e sempre estará comigo”, completou.
Ralph Santolla sofreu um ataque cardíaco no último mês de maio e, desde então, permaneceu internado. “Ralph pensou que ele tinha sido picado por uma aranha no sábado. Foi ao hospital. Não foi uma picada de aranha; era um coágulo de sangue. Ele caiu e teve um ataque cardíaco. John Rocha aplicou a massagem cardíaca até o socorro chegar. O coração parou, mas eles o reanimaram”, contou a mãe de Ralph, em publicações anteriores.
O guitarrista é notável por seus trabalhos com o Deicide e o Obituary. Com a primeira banda, gravou os discos “The Stench of Redemption” (2006), “Till Death Do Us Part” (2008) e “To Hell with God” (2011). Com o segundo grupo, participou dos álbuns “Xecutioner’s Return” (2007) e “Darkest Day” (2009), além do EP “Left To Die” (2008).
Além do Deicide e Obituary, Ralph Santolla teve uma curta passagem pelo Death (entre 1993 e 1994), Iced Earth (2003 a 2004, tendo gravado o disco “The Glorious Burden”) e pela banda solo de Sebastian Bach.